"Mãe e Filha" de Marianne Fredriksson

Sinopse:
Katarina é uma mulher jovem e independente, que adora sentir-se apaixonada e que, de repente, descobre que está grávida. Ao decidir partilhar com o seu companheiro este momento de enorme felicidade, ele tem uma reacção totalmente inesperada e violenta e Katarina vai parar a uma cama de hospital. E é lá que se confronta com o seu passado, que sempre a angustiou e que agora lhe vem à memória com a lembrança do seu próprio pai, um homem duro e igualmente violento que batia na sua mãe. Porém, este encontro doloroso conduzi-la-á a uma nova etapa da vida e fará com que a sua relação com a mãe se torne cada vez mais próxima e cúmplice. Juntas vivem experiências e sentimentos, e descobrem que o amor que sentem uma pela outra é tão forte a ponto de conseguir transformar as feridas do passado em meras lembranças que não mais as perturbarão. "Mãe e Filha" é um livro que explora as relações humanas e a maneira como estas moldam a personalidade de cada um e é, acima de tudo, uma história envolvente e inesquecível.

Com este novo título, Marianne Fredriksson explora o universo feminino e os laços que unem (e outras vezes afastam) mães e filhas.

Editora: Editorial Presença
Nº. de Páginas: 244

A minha opinião:
(Leitura terminada a 25 de Abril de 2009)

Não sei se podemos catalogar "tipos de escrita" consoante a língua original em que um livro é escrito. Talvez assim seja, talvez não, mas a verdade é que já não é a primeira vez que que leio um autor nórdico e sinto a diferença.
Marianne Fredriksson escreve de uma forma impressionante, misturando uma grande intensidade de sentimentos com uma simplicidade extraordinária.
A história em si tem potencial, mas parece-me que ao tentar alcançar um final políticamente correcto, acaba por retirar um pouco da magia da história.
Não deixa de ser no entanto um bom livro, que relata na perfeição os problemas das relações familiares mantendo a clareza de espírito tão típica dos suecos.
Gostei.

(Obrigada Renata por esta partilha!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)