"O Pacto" de Jodi Picoult

Sinopse:
Há dezoito anos que os Harte e os Gold vivem lado a lado, partilhando tudo, desde comida chinesa e varicela até irem buscar os filhos uns dos outros à vez. Quer os pais quer os filhos são melhores amigos, por isso, não é nenhuma surpresa quando a amizade entre Chris e Emily se transforma em algo mais na altura do liceu. Tornaram-se almas gémeas no momento em que Emily nasceu. Quando ligam do hospital por volta da meia-noite, ninguém está preparado para a verdade terrível: Emily, com apenas dezassete anos, está morta devido a um tiro na cabeça, aparentemente resultado de um pacto suicida. A arma contém uma bala que Chris diz à polícia estar-lhe destinada, mas uma detective local tem dúvidas.
Os Harte e os Gold, num único momento aterrador, têm de encarar o pior medo de um pai: será que conhecemos mesmo os nossos filhos?

A minha opinião:
Quando se pega num livro de Jodi Picoult tem de se estar preparado.
Preparado para ler tudo com muita calma e atenção, pois todos os pormenores são importantes e podem fazer diferença.
Também tem de se estar preparado para a polémica, para o misto de sentimentos que se nos afloram à pela.
E preparado para o choque, para a reflexão, para as nossas próprias conclusões inconclusivas.
Ao falar com uma amiga, comentámos em como um livro desta autora daria "pano para mangas" num debate. Não são leituras fáceis, mas são sem dúvida histórias magnificamente bem elaboradas, realistas e muito actuais.

Neste livro específico, é abordado o tema do suícido entre os jovens. É abordado de uma forma sóbria e a forma como a autora leva para dentro da mente de um adolescente é impressionante.
Não posso alongar-me mais nesta crítica sem revelar alguns detalhes, por isso, e para que quem me lê e que já decidiu ler este livro não se sinta influenciado, acrescento apenas que este é mesmo um livro a não perder!

Boas leituras!

(Obrigada querida Betita por mais esta partilha!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)