"A Princesa de Gelo" de Camilla Läckberg


Sinopse:

De regresso à cidadezinha onde nasceu depois da morte dos pais, a escritora Erica Falk encontra uma comunidade à beira da tragédia. A morte da sua amiga de infância, Alex, é só o princípio do que está para vir.
Com os pulsos cortados e o corpo mergulhado na água congelada da banheira, tudo leva a crer que Alex se suicidou.
Quando começa a escrever uma evocação da carismática Alex, Erica, que não a via desde a infância, vê-se de repente no centro dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, Patrik Hedström, que investiga o caso, começa a perceber que as coisas nem sempre são o que parecem. Mas só quando ambos começam a trabalhar juntos é que vem ao de cima a verdade sobre aquela cidadezinha com um passado profundamente perturbador…

A minha opinião:
A nossa mente é uma coisa engraçada. Não sei se isto terá a haver com a nova rubrica do Nuno Markl na Rádio Comercial (A Caderneta de Cromos) ou pelo facto de nos encontrarmos numa era nitidamente saudosista dos anos 80… O certo que é que esta leitura levou-me a viajar no tempo e a relembrar os livros que lia quando era mais pequena.
Toda a gente se lembra de “Os Cinco” e “Os Sete” de Enid Blyton, e até das aventuras de “Patrícia”, da autora Julie Campbell. Mas quem se lembra de “Carlota” de uma autora chamada Gretha Stevns? Nem eu me lembrava. Até agora.
Eram livros de aventura do mesmo género que os anteriores, mas os locais onde essas aventuras se passavam eram bem diferentes dos demais e até do meu quotidiano - num país do norte da Europa, Noruega, Dinamarca ou Suécia. Não sei bem. O que interessa é que havia neve por todo o lado e estava sempre um frio de rachar! Foi isso que ficou bem gravado na minha memória. Isso e as palavras e nomes estranhos que hoje recordo sempre que entro no IKEA! lol

Bem, regressando a Outubro de 2009, mais concretamente ao livro que acabei de ler… “A Princesa de Gelo” levou-me realmente de volta a essas leituras de pré-adolescência, por isso foi com grande prazer que o li.
É claro que o facto de ser um excelente policial também ajudou. Nesse aspecto, acho que é exactamente por ser um policial escrito por uma autora escandinava que o achei tão refrescante!
(Nota: Tenho de investigar mais livros de autores com essa origem.)

Como policial merece indubitavelmente as minhas 5*!
A história está bem desenvolvida, e apesar de determinadas situações serem algo previsíveis, o desenrolar da história traz-nos muitas surpresas e a meio do livro torna-se claro que vai ser complicado interromper a leitura até chegarmos ao final.
Também gostei particularmente a forma como outro tipo de assuntos são abordados.
É um livro muito, muito interessante que recomendo.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)