"Procuro-te" de Lesley Pearse


Sacrificaria o amor da sua vida em nome do passado?

Sinopse:
Daisy tem apenas vinte e cinco anos quando a mãe morre nos seus braços. Embora saiba há muito que foi adoptada, sempre se sentiu amada pelos pais e pelos irmãos. Para Daisy, aquela é a sua família. Todavia, o luto vai abalar o equilíbrio doméstico e revelar rivalidades encobertas. A serenidade dá lugar à devastação, e a jovem sente que é a altura certa para partir em busca das suas raízes e confrontar-se com o passado.
Na ânsia por saber mais sobre Ellen, a sua mãe biológica, e à medida que vai desvendando a história da família, Daisy descobre as duras verdades por detrás do seu nascimento. Dotada de uma inabalável determinação, Ellen sobrevivera a uma infância traumática: a morte da sua própria mãe estava envolta numa aura de mistério e os maus-tratos de que fora vítima às mãos da madrasta haviam-na marcado irremediavelmente. O destino quis que a sua coragem fosse constantemente posta à prova. O tempo encarregou-se de apagar o rumo dos seus passos.
Mas Daisy não desistirá de a encontrar, nem que para tal tenha de renunciar ao amor da sua vida.

A minha opinião:
No ano passado li, desta mesma autora, o livro “Nunca me esqueças” que adorei. É óbvio que quando ouvi que ía ser publicado um novo livro, soube de imediato que o tinha de ler.
Como tenho uma amiga que adivinha os meus desejos de leitura (é impressionante mesmo!) recebi-o como prenda de aniversário. (obrigada mais uma vez, querida Bé!).
Infelizmente, ainda demorei algum tempo até pegar nele, porque a minha pilha TBR de empréstimos era tão grande que até metia dó, mas assim que a vi mais pequena não hesitei e mergulhei na sua leitura.
Que história tão interessante!
Embora num registo completamente diferente do livro anterior, a autora mantém a mesma forma de nos levar pela mão ao longo da história.
Tudo começa nos dias de hoje, com o falecimento da mãe adoptiva de Daisy, que a incentiva insistentemente, antes de morrer, a procurar a sua mãe biológica. De repente somos transportados para os anos 50/60 e é-nos então apresentada a família Pengelly, com as suas virtudes e defeitos, desgraças e evolução ao longo dos tempos. As vidas de Ellen e Josie, duas irmãs, tornam-se o tema central da história, e a forma como as consequências das suas escolhas vão influenciar, muitos anos mais tarde, a vida de Daisy é sem dúvida uma coisa fascinante.
É uma história lindíssima, que retrata a evolução da sociedade britânica ao longo de 40 anos. Tem também uma certa nota de mistério que lhe dá um toque especial, mas é acima de tudo a forma ponderada e bem organizada como a história é contada que cativa o leitor.
Fico ansiosa por uma nova publicação de Lesley Pearse.

P.S. É engraçado que durante a leitura, a pergunta que precede a sinopse me assombrou. Não conseguia enquadrá-la na história que estava a ler.
No entanto, no final, e após todos os mistérios estarem esclarecidos, não só a resposta se tornou óbvia, como o contexto da própria pergunta. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)