"O Amor Está no Ar" de Dorothy Koomson

Sinopse:
Deixe-se levar pela magia do amor...
Depois de sair de Londres para seguir o seu desejo de mudar de vida, Ceri D'Altroy jura abandonar definitivamente as suas manias de casamenteira. Isto porque parece que a sua simples presença acaba por incentivar as pessoas que encontra pelo caminho a mudar de vida.

No seu novo emprego, conhece Ed que decidiu declarar o seu amor por uma mulher que o enlouquece; Mel e Claudine, dois amigos de longa data que resolvem iniciar um romance ilícito; e Gwen, a chefe de departamento que é uma fumadora compulsiva e esconde um segredo profundo e sombrio que só quer partilhar com a sua nova funcionária.

Quem entra em contacto com Ceri, nunca mais volta a ser o mesmo.
Será ela o Cupido dos tempos modernos?


A minha opinião:
Dou-me por muito satisfeita por raramente ligar às sinopses! Geralmente até só as leio lá para o 3º ou 4º capítulo e quando acho que preciso de esclarecer alguma dúvida.
Eu sei que começo a parecer um disco riscado, mas isto é sinceramente algo que me chateia! As editoras estão constantemente a optar por uma estratégia de marketing que visa atingir um determinado público alvo, e há situações em que essa estratégia deturpa por completo a mensagem de um livro, ou seja, a sinopse, o título e até a capa não correspondem 100% ao que se encontra no interior.
Vejam a sinopse em inglês deste mesmo livro e descubram as diferenças com a sinopse em português:

The Cupid Effect
«Ceri D'Altroy watches too much Oprah Winfrey - and it's having serious repercussions. Bored with London life and writing yet another 'have the perfect orgasm' feature, she's decided to take Oprah's advice and follow her heart's desire. Going back to college might not be everyone's dream but all Ceri's ever wanted to do is lecture...

Unfortunately, Ceri's new start seems to involve disrupting lives: within days she's reunited a happily uncoupled couple, encouraged her new flatmate to do something about his unrequited love, and outed the secret relationship of her two colleagues. Only, while Ceri's playing Cupid for others, the highlight of her social calendar is trying a new hair conditioner. Something needs to be done, but can Ceri stick to her vow to give up her accidental matchmaking for good...?

A delicious comedy about love, life and following your heart.»


Sobre o livro exactamente, posso dizer que não sei exactamente se fiquei desiludida ou não. É que o registo deste livro difere por completo dos anteriores - A Filha da Minha Melhor Amiga, Pedaços de Ternura e Bons Sonhos, Meu Amor.
Não é um livro que se possa considerar arrebatador ou magnífico, mas é um livro que se lê com facilidade e que nos prende (esse é aliás o grande dom da autora!), diverte-nos e também nos faz pensar um pouco sobre certas questões como a amizade, o amor e a vida.
Não fiquei de todo surpreendida ao descobrir que este foi o primeiro romance da autora (nota-se o amadurecimento da escrita nos seguintes) e gostei imenso de saber que a personagem de Ceri foi de certa forma inspirada na própria autora e na sua “habilidade” de ajudar as outras pessoas a resolver os problemas nas suas vidas, quando ao mesmo tempo, e segundo as suas palavras, demonstra uma tão grande falta de clareza ao resolver as suas próprias questões.
É um livro engraçado, mas ao qual falta um pouco de magia (a tal mencionada na sinopse portuguesa!) para o tornar especial.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)