"Um Dia" de David Nicholls

Há realmente uma razão pela qual eu não gosto de ver um filme depois de ler o livro: estraga a visão da história que eu criei.
Por outro lado, ver um filme antes de ler um livro é também, a meu ver, um erro: a leitura não revela nenhuma surpresa, não somos apanhados desprevenidos ao virar da página e, sinceramente, o facto de nos ajudar a visualizar as personagens e os locais não é grande compensação.
Mas com este livro, no entanto, não tive outra hipótese. Prestes a iniciar a sua leitura, ganhei convites para a ante-estreia, e não quis perder essa oportunidade. Por isso quando o comecei a ler, sabendo de antemão o que me esperava, sabia também que tinha de o ler de outra forma. E foi o que fiz.
Concentrei-me em apreciar a leitura. E realmente, que escrita magnífica tem David Nicholls! É um tipo de escrita rápida, entusiasmante, do género que agarra o leitor, e mesmo apercebendo-me que o que estava a ler é uma cópia quase fiel do que vi no grande écran, não consegui parar. É claro que há algumas coisas que não foram incluídas no filme, e quando as descobria sentia que estava a receber um bónus! Mas este autor, sinceramente, é fenomenal. A autenticidade com que cria as personagens, a intensidade com que transmite os seus sentimentos, os seus dramas, os seus problemas, é algo digno e registo.
Emma, (no fime, Anne Hathaway) é uma personagem e tanto, e a sua relação com Dexter (no filme, um actor de quem não sou grande fã, Jim Sturgess) é de bradar aos céus. A amizade deles, os seus envolvimentos com outras pessoas, a sua evolução enquanto pessoas, o seu crescimento profissional... toda a narrativa é fantástica, irreverente, perspicaz e inteligente. E também cheia de humor e sarcasmo. Dei por mim a rir novamente com as mesmas cenas que já me tinham divertido no cinema.
Mas atenção, é também incrivelmente triste. Real. Afinal a vida não é um mar de rosas. Ou melhor dizendo, até é, nós é que nos esquecemos que as rosas também têm espinhos...
Resumindo, e após uma leitura excepcional, a meu ver o segredo sobre o que nos toca neste livro não está na forma como se encerra a história, ou se desenrola a relação. Está no percurso em si. Um dia, durante 20 anos... como tudo poderia ter sido diferente, ou pura e simplesmente como se deve aproveitar tudo o que a vida nos envia.
Percebo perfeitamente como este livro se tornou um bestseller. :)

Para mais informações sobre o livro ou sobre o autor, pode consultar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)