"O Fio do Destino" de Laura Schroff


Noutro dia li numa parede qualquer um grafiti que perguntava:
O que já fizeste para mudar o mundo?
Confesso que o raio da pergunta me pôs a pensar.
Por vezes parece que apenas levamos a nossa vida numa rotina cadenciada e ordeira, nunca saindo do esquema que sentimos como predestinado para nós. E perante essa inércia, a pergunta impõe-se… o que já fizemos nós para mudar o mundo?

Com este livro, outra pergunta me surgiu: será que já mudámos o mundo de alguém?
Será que talvez com uma ou outra atitude, uma ou outra palavra, fizemos a diferença no mundo de outra pessoa? Porque no fundo é disso que se trata. Não precisamos de grandes ações humanitárias para mudar o mundo. Basta dar um pequeno passo na direção certa, e com um pouco de sorte, mudar o mundo de alguém. Fazer a diferença, entendem? 
  
Conhecem de certeza este antigo provérbio chinês:
«Um fio invisível une todos aqueles que estão destinados a encontrar-se.
Pode esticar-se ou emaranhar-se.
Mas nunca se partirá.»
Eu acredito nisso. Acredito que não nos cruzamos uns com os outros por acaso. Acredito que muitas das coincidências que por aí acontecem, não são meras coincidências. Acredito que todos estamos interligados e que é esse o segredo para conseguirmos mudar o mundo. Basta querermos e acreditar.

Mas regressando ao livro… Primeiro que tudo, tomem nota, é uma história verídica. Não há lamechices nem melodramas. Há a vida real. Por isso preparem-se para serem arrebatados com algumas das situações descritas. Sentirão o vosso coração partir-se, mas também vão sentir que ele se enche com algo maravilhoso… amor e esperança. 
Este livro conta-nos algo que aconteceu mesmo e que acabou por transformar e tocar a vida de muitas pessoas: uma simples e improvável amizade entre uma executiva de Nova Iorque e um menino pedinte de 11 anos.
Uma história lindíssima que me marcou imenso e que tão cedo não irei certamente esquecer. É mais que uma simples lição de vida. São várias lições de vida, exemplos de como algo tão simples como abrirmos o nosso coração, pode mudar a vida de alguém e ao mesmo tempo contribuir para mudar o mundo.
Um livro que toda a gente deveria ler. Uma oportunidade para abrir os olhos que não se deve perder.

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar o site da ASA.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)