"A Arca" de Victoria Hislop

Tenho em mente uma lista de livros excecionais que vou atualizando à medida que descubro mais algum. Este “A Arca” é sem dúvida mais um livro a juntar a essa lista! Curiosamente, “A Ilha”, desta mesma autora, Victoria Hislop, também figura nessa lista. Foi também um livro extraordinário e maravilhoso cuja história me tocou profundamente.

Ao pegar no “A Arca” recordei que foi exatamente a forma como a autora nos enreda na ação que me conquistou verdadeiramente. Se bem que o primeiro tenha sido, a meu ver, de uma superior riqueza emocional, neste a autora primou pelo sublime histórico, não relevando no entanto o dito fator emocional.

“A Arca” conta-nos a história apaixonante de uma família grega, os encontros e desencontros, o convívio com outros povos, os acontecimentos importantes que a atingiram. Uma família cujo passado e presente se encontram entrelaçados com a história da própria Grécia.

Durante quase um século, ficamos a conhecer profundamente a segunda maior cidade grega, Tessalonica, o seu desenvolvimento, sem dúvida condicionado pelas catástrofes que a atingiram, como o grande incêndio em 1917, o acolhimento dos gregos exilados de Esmirna em 1922, e mais tarde o extermínio de quase todos os habitantes judeus durante a ocupação alemã em 1941 e 1942.
Uma vez que esta é na verdade um espelho da própria Grécia, torna-se de repente bem mais fácil de compreender como este país se encontra na situação em que está.

Um livro estrondoso que aconselho e cuja leitura vos irá certamente arrebatar.

(Em 1922 - os exilados de Esmirna em troca dos turcos que viviam em Tessalonica)
(Em 1941 - a ocupação alemã)
(1941/2 - o envio das famílias judias para a Polónia)

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui o trailer.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)