"O Gosto Proibido do Gengibre" de Jamie Ford


Quando um livro é anunciado como “o melhor do ano”, eu desconfio. Vocês não? Talvez por isso tenha tardado tanto em pegar-lhe. Mas depois de algumas amigas mo terem aconselhado e falado dele com tanto entusiasmo, percebi que não podia deixá-lo de lado. E realmente, se não é um dos melhores do ano, fica lá bem perto.

A história é aparentemente simples, mas encerra uma riqueza extraordinária. Não só a nível de conteúdo histórico, como a nível de significado e sentimentos.
Uma amizade entre dois adolescentes de ascendência asiática (um chinês e uma japonesa) transforma-se em algo mais profundo. Essa amizade consegue sobreviver não só à abismal diferença cultural entre ambas as suas famílias, como a uma época conturbada, que deverá, ainda hoje, envergonhar muitos americanos - o período pós-Pearl Harbor em que milhares de nipo-americanos foram retirados das suas casas e despejados da maioria dos seus bens, para serem realojados em verdadeiros campos de concentração. 

A ação divide-se em dois espaços temporais distintos: 1986, altura em que Henry, recente viúvo, retoma a amizade com o seu filho e simultaneamente recorda o seu primeiro amor, Keiko, e 1942, após o ataque de Pearl Harbor e a consequente entrada dos E.U.A. na II Guerra Mundial.

Escrito de uma forma extremamente doce e gentil (quase que conseguimos ouvir Henry na sua narrativa, calma e  ponderada), é um registo extraordinário sobre essa época, e simultaneamente um hino a dois dos povos que constituem parte da sociedade americana dos nossos dias.
A não perder.

E porque ler é também aprender, podem ler mais informações sobre o assunto consultando aqui sobre o ataque a Pearl Harbor e aqui sobre os campos de concentração americanos. 

Campo de Manzanar na Califórnia
Família nipo-americana a caminho do campo de concentração
Campo de Manzanar na Califórnia

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)