"De Névoa e de Vento" de Emílio Miranda

Como sou uma ávida leitora, não consigo andar sem ter um livro sempre atrelado a mim. Ora acontece que o livro que ando atualmente a ler é ligeiramente pesado, por isso, quando vou a qualquer lado onde sei que não me vou demorar muito, opto por levar uma companhia mais levezinha para me entreter, tipo nas filas de trânsito, supermercado, ou na sala de espera do dentista. ;)
Esta semana que passou, a minha companhia mais levezinha foi esta.
“De Névoa e de Vento” é um conjunto de contos escritos de forma sublime por um autor português, Emílio Miranda. Já ouviram falar? Pois então descubram-no, porque é um autor que vale mesmo a pena ler.
Uma das coisas que mais me tocou é a maneira como Emílio Miranda consegue transmitir na perfeição os cenários que compõem as suas histórias. Tanto nos transporta para um cenário de guerra, onde o cheiro a sangue se mistura com o pó levantado pelos cascos dos cavalos e o sabor a medo nos passa pelos lábios, como nos consegue pousar gentilmente num campo ponteado pelo orvalho, junto a num pomar efervescente de sons, cheiros e sabores. Extraordinário, mesmo.

Como acontece nos livros de contos, há uns dos quais se gosta mais do que outros, mas por incrível que pareça, neste “De Névoa e de Vento” quase não consigo destacar um conto. Existe uma certa consistência na escrita de Emílio Miranda que torna difícil esse destaque. Talvez o conto que dá nome ao livro me tenha tocado um pouco mais. Romântica como sou, não é de admirar… ao fim e ao cabo é uma história de amor.

“De Névoa e de Vento” foi um bom cartão de apresentação de Emílio Miranda. Estou ansiosa por pegar num dos outros livros deste autor português – “A Princesa do Corga” e “Uma Linha de Torres” já estão na minha estante. :)

Para mais informação sobre este livro ou sobre os outros livros deste autor, convido-vos a espreitar o seu site.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)