"Uma Morte Súbita" de J.K.Rowling


Uma vez que não sou grande adepta do fantástico, não li nenhum dos livros da saga Harry Potter (devo ser uma de poucas pessoas!) e por essa razão não conhecia a escrita da famosa J.K. Rowling. Mas nem por isso parti para esta leitura sem curiosidade e algumas expetativas.
E para dizer a verdade, não me desiludi! Nem relativamente à escrita de J.K. Rowling, que é extraordinária, nem relativamente à história, que está organizada de uma forma muito coerente e cativante, abordando diversos temas controversos e atuais, e nem mesmo relativamente ao cenário, pois a vila de Pagford revelou-se muito encantadora.
Menos encantadores ao que parece são os seus habitantes, mais propriamente o pequeno grupo eleito pela autora para se tornarem nas personagens principais duma história verdadeiramente macabra e muito verosímil. Adorei a forma como a autora conseguiu descrever cada uma delas, os seus pensamentos, sentimentos, atitudes, e até a maneira de falar! E a maneira como as colocou a interagirem umas com as outras é absolutamente fantástica. É quase como J.K. Rowling tivesse pegado numa série de fotografias da pequena vila de Pagford e dos seus habitantes, e as desmanchasse, transformando-as num mega-puzle para o leitor organizar.
São vidas enredadas noutras vidas e segredos por revelar que subitamente são expostos, expondo simultaneamente a fragilidade do ser humano e das suas relações. São personagens que têm tanto de verosímil como de vulnerável, umas com personalidades fortes, outras fracas, mas todas a contribuir para um imenso painel de situações, similares à realidade com que nos deparamos no dia-a-dia.

Gostei imenso deste livro e fico, agora sim, com grandes expetativas, a aguardar o próximo romance da autora.

P.S. Acho que a BBC já pegou no livro e vai adaptá-lo numa série televisiva!

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem a página do livro no site da Presença!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)