"A Casa Vermelha" de Mark Haddon


Neste romance, Mark Haddon coloca dois irmãos (Richard e Angela) e as suas respetivas famílias a passar uma semana de férias juntos numa pequena casa no campo. Até aqui nada de especial, certo? Mas a verdade é que estes dois irmãos mal se viram nos últimos 15 anos e pouco ou nada conversaram. São na realidade dois estranhos que perderam a mãe há relativamente pouco tempo. Talvez por isso Richard tenha achado por bem tentar uma aproximação e convidar a sua irmã para estas férias em conjunto. O que acontece não é certamente o que Richard esperava, mas era o mais natural de acontecer. Num espaço pequeno e fechado, duas famílias já por si disfuncionais, acabam por deixar vir ao de cima os seus problemas e revelam, quase sem dar por isso, o seu lado mais negro.

Julgo que a verdadeira riqueza deste livro é a forma como está escrito. Somos apresentados a cada uma das personagens originalmente, sendo cada capítulo relativo ao pensamentos e sentimentos de cada um. No entanto, isso é exatamente aquilo que no algo que nos dificulta a entrada na leitura. Após ultrapassar esse obstáculo, acabamos por apreciá-la. E é fascinante perceber e ficar a conhecer uma personagem ao mesmo tempo que ela embarca numa viagem de auto-descoberta.

Não é uma leitura fácil, mas é sem dúvida um livro muito interessante que dará um ótimo tópico de discussão para um clube de leitura.

Deixou-me muito curiosa com este autor, Mark Haddon. Vou ver se consigo ler o seu outro livro “O Estranho Caso do Cão Morto”.


Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)