"Mariana" de Susanne Kearsley (Opinião)


Sabem aquelas sensações, tipo dejá vu, quando passamos num sítio no local julgamos nunca ter estado e o nosso corpo nos trai trazendo à memória algumas recordações? A ciência explica isto facilmente, mas para quem quer ir mais longe, e sair um pouco da caixa, pode-se falar em recordações de outras vidas.
Eu sou um pouco cética relativamente a isto, confesso, mas nunca deixo de pensar “e se?”… Além disso, atrai-me todo o romantismo da situação (leia-se movimento artístico, político e filosófico do séc. XIX com uma visão do mundo oposta ao racionalismo).
Uma vez que este foi o meu primeiro livro de Susanna Kersley, não estava de todo a espera deste desenvolvimento. Mas foi uma agradável surpresa.

Houve uma frase que para mim, dá o mote para esta história:
«Não se pode iludir o destino… Se não for à procura das lições do passado, o passado vem à sua procura.» Pág. 242
E é exatamente isso que acontece a Julia, a nossa protagonista principal, cuja vida se encontra inexplicavelmente entrelaçada com uma casa. "Greywether", como viria mais tarde a comprovar-se, estava não só no seu passado, como no seu futuro.

Saltitando entre duas vidas, uma no presente e outra no passado, Julia vai gerindo a sua vida atual, fazendo novas amizades e descobrindo uma forma de vida bem diferente à que estava habituada na cidade de Londres. Gostei do conjunto de personagens que a acompanham nesta aventura, e torna-se engraçado tentar perceber quem foi quem. O fator mistério ocupa um lugar relevante na narrativa, muitíssimo bem acompanhado, devo avisar-vos, de outro fator: o fator surpresa.

Resumindo, é uma história interessante e que está muito bem contada. Foi com alguma tristeza que virei a última página, pois bem que me apetecia continuar a seguir as vidas destas personagens que me conquistaram. 
Mas que venha o próximo livro!... Pois tal como uma das personagens esclareceu:
«O passado pode ensinar-nos, alimentar-nos, mas não nos sustém. A essência da vida é a mudança, e temos de continuar a avançar senão a alma murcha e morre.» Pág. 286


Gostei desta leitura e vou ficar atenta a outros livros desta autora!


Para mais informações podem espreitar aqui

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)