Opinião: "Perto de Ti" de Anita Notaro


Há uns tempos participei na iniciativa de uma editora que fez um género de sondagem relativa aos títulos e capas dos livros. Foram umas horas bem passadas a falar e discutir sobre um tema que adoro – os livros, claro! J
Acontece que desde sempre tive o hábito de ir ver o título no original para perceber a diferença para o título em português. E normalmente, no final da leitura decido-me se gosto mais de um ou de outro. E as conclusões que chego são sempre interessantes… Algumas vezes tem mais lógica o português, noutras nem por isso. Relativamente a este livro, confesso que gosto muito do título em inglês - No Ordinary Love. Não só me faz lembrar uma música da Sade, como se aplica na perfeição à história do livro: o Amor que salta dessas páginas, não é um amor qualquer. É o Amor entre amigos, é o Amor entre pais e filhos, é o Amor entre donos e respetivos cães, e sim, finalmente é o Amor que tantos procuram e que por vezes perdem ao se apressar numa relação.
No entanto, julgo que o título em português também foi muito bem conseguido (parabéns à Quinta Essência!) pois perto de ti é o lugar onde todos queremos estar - perto daqueles que amamos, perto daqueles que nos amam – e isto aplica-se inclusivé, aos deliciosos animais de estimação que habitam as páginas deste livro e que no fundo são o motor para o desenrolar da história.

Uma das coisas que também aprecio imenso num livro é a capacidade de nos transportar para a ação, tal e qual como se estivessemos a ver um filme. 
Com Anita Notaro, isso é notoriamente mais fácil (já no outro livro o foi!). Talvez pelo facto dela ser produtora de televisão e realizadora, a verdade é que com "Perto de Ti", foi como se estivesse a ver uma divertida, e cheia de ação, comédia romântica na televisão. (Agora rimei, lol!) E juro, quase consegui visualizar a Zooey Deschanel no papel de Lulu! Hollywood… estão a ouvir??! 
(Para quem leu o livro: não concordam?)

Bem, resumindo, embora um pouco diferente do anterior livro “Há Sempre um Amanhã” (também com um nome em inglês relacionado com uma música “Take a Look at me Now”), esta foi uma aventura que adorei acompanhar, não só pela veracidade, como pelas fabulosas relações familiares que se interpunham aos supostos problemas caninos (para que percebam, Lulu passou de psicóloga de pessoas, para psicóloga de cães, tipo o Encantador de Cães, estão a ver o género?). Adorei!

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Quinta Essência » aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)