Opinião: "Viver Depois de Ti" de Jojo Moyes

É desta que tenho de alterar a minha escala de classificação de leituras. Passo a explicar… a escala é de 1 a 5 estrelas. No entanto, quando chega a altura de classificar um livro na minha página de Registo de Leituras, já dei por mim a classificar alguns com 6 estrelas (só este ano já vão em seis!) e no ano passado cheguei mesmo a dar 7 estrelas a dois!
Este livro de Jojo Moyes rebentou definitivamente a escala… vou ter de lhe dar 8 estrelas na minha semítica escala de 1 a 5. É que na realidade acho que este é o melhor livro que já li este ano! E muito provavelmente um dos melhores que li até hoje! Vai de certeza para o meu TOP 10, quando eu finalmente o conseguir definir. ;)

Eu já gostava de Jojo Moyes (love you, Jojo!) mas agora, com este “Viver Depois de Ti” acho que ela superou todas as minha expetativas. Com o tipo de escrita a que já nos habituou, fluida e bem organizada, ela vai preenchendo as linhas do seu romance com imperceptíveis dados sobre a história em si, sobre o tema central, aquele que se encontra escondido mais à frente. Quando finalmente o leitor se apercebe do que está a ler, tudo se encaixa no devido sítio, as coisas tomam outra forma e a dimensão do enredo extrapola para fora das páginas do livro e atinge-nos em pleno. E se? É a pergunta que se nos coloca durante o resto do livro. E se fosse eu que estivesse no lugar de Lou? No lugar da mãe de Will, ou do pai ou da irmã? No lugar de Will? E se?...

Um livro fabuloso. Absolutamente fabuloso. Um livro que aborda um tema atual e muito controverso e que nos faz pensar imenso, que nos incomoda, que nos obriga a imaginar o que as personagens sentem, que nos afeta. Um livro que nos faz desejar correr, saltar, viver, sorrir, e amar, como se não houvesse amanhã. Um livro que nos faz chegar a casa e abraçar o marido e o filho, telefonar aos familiares e amigos mais queridos, e dar graças a Deus pela sorte que temos.
Não é no entanto um livro choramingas, apesar de por vezes sentir que o meu coração ía saltar do peito e as lágrimas não se iam conter no mar dos meus olhos, acaba por ser uma abordagem sóbria e muito realista sobre a vida e a morte. E mais não digo.

Só um aparte… reparem no título em inglês (eu sei, eu sei, mas é uma mania que tenho!) – Me Before You. À primeira vista nem parece muito diferente do título em português, pois não? Mas acreditem, tem um fosso de quilómetros a separá-los. Apesar de ser uma escolha bem feita, vocês vão perceber a diferença quando lerem o livro.
E não deixem mesmo de o ler! A sério que não se vão arrepender.


Para mais informações sobre este livro, espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)