Opinião: "O Barco Encantado" de Luanne Rice

Luanne Rice tem por hábito levar-nos a sítios maravilhosos. Por norma locais onde o mar se funde com o céu e a natureza respira livremente. Neste livro, ela volta a fazê-lo.
Desta vez leva-nos a Martha's Vineyard, uma ilha perto de Cape Cod, junto à costa de Massachusetts.   

Já li uns quantos livros onde a ação se desenrola em Martha's Vineyard, e como não podia deixar de ser, apaixonei-me pelo local. Por essa razão fiquei muito feliz quando o reencontrei neste livro. Está visto que um destes dias tenho mesmo de lá dar um pulinho! (Sabiam que três dos filmes O Tubarão foram lá fimados? E também o remake de Sabrina, com Harrison Ford, e a Julia Ormond!)

Voltar a ler Luanne Rice é como regressar a casa. A sua escrita é calma e reconfortante, contrastando com a intensidade das emoções que vivem as suas personagens. É uma autora que nos consegue transmitir uma calma impressionante pela forma como escreve. Gostava imenso de a conhecer pessoalmente, principalmente depois de já ter trocado algumas palavras com ela nesta entrevista por email.


O enredo, à semelhança da paisagem, é lindíssimo. Forte, pungente e tocante, não nos deixa indiferentes e leva-nos a querer ajudar as personagens a resolver a sua história. Tudo roda à volta de uma casa, a casa da família McCarthy que tem de ser vendida após a morte da mãe. Este local encerra um sem número de recordações, extremamente especiais para as três irmãs, Dar, Delia e Rory, mas também igualmente dolorosas.

Na realidade, o que se esconde por trás de todos os problemas é o abandono do pai, que partiu rumo à Irlanda quando Dar tinha 12 anos, e que condicionou a adolescência das três raparigas. A resolução deste drama passa por uma viagem à Irlanda levada a cabo pelas três irmãs, e a descoberta do que aconteceu realmente ao seu pai.

É um livro belo, gracioso, e sem ser ingénuo ou fugaz, aprofunda o tema das relações familiares tocando-nos, mexendo com os nossos sentidos e sentimentos e proporcionando-nos uma leitura extremamente agradável.

Por mais que a autora não queira, e não há escritor que não o faça, ela incorpora na história pedaços da sua vida pessoal. Após a morte da sua mãe, acabou por comprar a casa de férias da família. Luanne Rice é, tal como Dar, a mais velha de três irmãs.

Uma ótima sugestão de leitura para estes dias que já vão sendo frios mas que o sol ainda nos aquece a alma e a pele. Eu adorei! Já tinha saudades de Luanne Rice. :)

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)