Opinião: "O Jardim das Memórias" de Amy Hatvany

É o primeiro livro que leio desta autora, e dou desde já os meus sinceros parabéns à TopSeller pela aposta. Espero poder ler mais publicações de Amy Hatvany, uma vez que é sem dúvida uma autora que promete.

Eden, a personagem principal, é uma jovem adulta com um buraco no coração pela ausência de um pai que desapareceu da sua vida quando ela tinha apenas 10 anos. Apesar de ter crescido com esse sentimento de abandono, seguiu o seu caminho e tornou-se numa reputada chef. Não esqueceu, no entanto, David, o seu pai artista, que a ensinou a dar os primeiros passos no mundo da culinária.
David é um homem atormentado pela doença. A depressão e o transtorno bipolar tornam o seu mundo negro demais, e nem a luz da sua vida, a pequena Éden conseguiu fazê-lo aceitar tratamento e tentar melhorar.

O enredo é interessante e está muito bem construído e organizado. É bastante elucidativa a forma que a autora escolhe para nos ir passando informações sobre a vida atual de Eden e a sua infância, intercalando o presente e o passado em cada capítulo.

A escrita é leve e fluida, por vezes contrastando com o nível de emoção que descreve e as personagens são bastante verosímeis, podendo ser os nossos vizinhos do lado, um primo ou alguém que conhecemos. São pessoas normais, com problemas familiares, que estão a passar por situações comuns, e que contribuem para o enriquecimento da história.

Acima de tudo, esta é a história de uma doença, como afeta quem dela padece e principalmente como afeta quem rodeia essa pessoa. Por ser algo que tantas vezes é escondido e só ultimamente é que se vem levantando o véu sobre o transtorno bipolar, achei este livro uma leitura muito interessante e esclarecedora!

Gostei mesmo muito e recomendo sem hesitações!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)