Opinião do livro: "O Lugar do Coração" de Emily Griffin

Por vezes é complicado descrever o quão uma leitura nos deixam extasiados. Não concordam? 
Às vezes uma história é tão completa, que ao chegar ao final do livro só nos apetece recomeçar a ler, e quem sabe, como por magia, redescobrir novas personagens e uma continuação da mesma. Este é desses livros!
Completo.
Perfeito.
Lindo.

Marian é-nos apresentada como uma bem sucedida produtora de televisão, uma mulher forte e muito segura de si. No entanto, algo acontece que irá mudar a sua vida e principalmente a forma dela a encarar. Uma noite, a sua filha, a bebé que secretamente deu à luz e deu para adoção há dezoito anos atrás, bate-lhe à parte querendo conhecê-la. O mundo de Marian parece ruir. Não só terá ela de abrir o seu mundo e o seu coração a Kirby, como também, para que isso aconteça, terá de admitir perante tudo e todos o que aconteceu dezoito anos antes. Incluindo para o pai de Kirby, Conrad, que nem sonha ter uma filha.É um desafio que se revela complicado, tanto para Marian, como para a adolescente Kirby, que tem tantas perguntas como receios.

O livro é assim mesmo. Uma história plena de emoções, mas simultaneamente bastante sóbria, onde são exploradas as habituais relações familiares sempre tão complicadas. Achei fabulosa a forma como a autora faz o confronto do passado com o presente, basicamente colocando a Marian adolescente contra a Marian adulta, que na realidade espreita por baixo da sua capa de mulher bem sucedida. Gostei também da abordagem à família de adoção, os pais e irmã de Kirby, trazendo ao de cima todas as complicações que podem surgir em famílias do género.

Apesar das personagens femininas serem mais visíveis nesta história, a presença masculina é também bastante forte. Os três homens da vida de Marian têm reações interessantes perante a realidade a que são expostos. O pai de Marian encantou-me, pois é um verdadeiro gentleman, mas quem me arrancou alguns suspiros foi Conrad, o pai de Kirby. Não me importava nada de o conhecer. ;) Ou pelo menos de o ouvir tocar. No entanto, Peter, o atual namorado e chefe de Marian, não me aqueceu nem arrefeceu. É daqueles homens que só tomam uma decisão quando encostados à parede e normalmente tarde demais. De qualquer das formas, nenhum deles me deixou indiferente.

Em suma, é uma história bastante verosímil, o que é uma característica desta autora. Qualquer uma das personagens podia facilmente ser alguém do nosso circulo de amigos! O mesmo aconteceu no outro livro que li dela – Escolhi o teu Amor.

“O Lugar do Coração” é um livro que vale mesmo a pena. :) Uma leitura entusiasmante, perfeita para as noites de verão que se aproximam.
Recomendo.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)