Opinião: "Amor, Açucar e Canela" de Amy Bratley

Este é um livro amoroso. Vem com uma adorável capa rija, o que não é muito normal nas edições portuguesas, a história é deliciosa, a personagem principal, Juliet, é um doce de rapariga com algum azar no que diz respeito à sua vida amorosa.

É uma história que nos envolve pois sentimo-nos imediatamente solidários com a pobre Juliet e o seu sonho de construir um lar, doce lar, tal como a avó sempre lhe incutiu no espírito. E é realmente o espírito da avó que acaba por a acompanhar nesta jornada, através de uns maravilhosos livros sobre como criar um lar perfeito, e os seus ricos comentários nas margens dos mesmos.

Cada capítulo deste "Amor, Açucar e Canela" é encimado por preciosas pérolas retiradas dos tais livros sobre a lida da casa, dicas para um lar perfeito, e sugestões para as donas de casa. Coisas dos anos 50, 60 e 70, que na maioria das vezes já se encontram desatualizados e quase que podem ser "ofensivas" para a mulher atual, mas que me deixaram com um sorriso nos lábios. Deixo-vos no entanto o exemplo de uma destas preciosidades que ainda se enquadra perfeitamente na nossa realidade...

«Se dispuser de muito dinheiro e for a uma loja comprar a mobília toda de uma só vez, a sua casa ficará sem personalidade, além de que se divertirá muito menos! Colecionar velharias, restaurá-las, pintá-las, adaptá-las às suas necessidades e preferências: assim se constrói um lar.» 
Sure & Simple Homemaking, Jill Blake, 1975

É como vos disse no início, este é um livro amoroso. Uma leitura leve, perfeita para as férias, que nos faz dar ainda mais valor ao nosso próprio lar, doce lar. :)
«No fim de contas, é a família que transforma uma casa num lar, por melhor que seja a dona de casa. De outro modo ela seria apenas uma casa arrumada.»
Sugestões Caseiras para um Lar Mais Feliz, 1959


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)