Opinião: "A Vida Secreta de Stella Bain" de Anita Shreve

Anita Shreve é uma das autoras que mais prezo. Tem um tipo de escrita que nos embala, com uma certa nostalgia, tão característica que voltar a ler um livro dela é quase como regressar a casa, se é que me entendem. As suas histórias possuem sempre uma profundidade que nos levam a diversos níveis de introspecção, nunca, mas nunca nos deixando incólumes.

Este novo livro, A Vida Secreta de Stella Bain, agora publicado pela Clube do Autor, está muito bem conseguido, e mesmo para quem não conhece a autora é sem dúvida uma boa aposta para a descobrir.

O livro está dividido em duas partes. Na primeira aborda-se o mistério de quem é Stella Bain, uma mulher americana que foi encontrada num hospital de campanha em França durante a Primeira Grande Guerra e que não tem absolutamente memória alguma de quem é ou do que faz ali. O mistério prende-nos, e somos imediatamente envolvidos pelo seu drama, pela sua necessidade de descoberta.
A segunda parte do livro, e esta sim muito mais complexa e fascinante, começa quando Stella descobre quem é. E mais não digo. É uma reviravolta surpreendente, quase como se fossem duas histórias diferentes sobre duas mulheres diferentes.

É sem dúvida uma história extremamente bem escrita, com um notório trabalho de pesquisa sobre as condições de vida naquela altura, tanto durante a guerra na Europa como nos E.U.A. e principalmente no que diz respeito às mulheres e ao seu lugar na sociedade.
Faz-me continuar a ser uma grande fã desta autora, e espero que não demore muito até poder revisitar a sua escrita novamente.
É um livro que recomendo sem hesitações. E se quiserem experimentar a beleza da sua escrita ao máximo expoente, leiam também A Praia do Destino. 
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)