Opinião: "O Cavalheiro Inglês" de Carla M. Soares

Fico sempre entusiasmada quando leio uma autora portuguesa. Porque afinal é mulher, como eu, e fala a mesma língua mãe. O sabor das palavras é sempre diferente, e o seu eco mais límpido, mais alto. Carla M. Soares não desiludiu. Juntou a sua voz à de tantos portugueses que escrevem, e falou mais alto com este seu livro “O Cavalheiro Inglês”!

Adorei a história, a forma como está construída, o retrato fiel da época em que se passa (finais do séc. XIX), desde os pormenores da roupa, aos interiores das casas e hábitos sociais. Vê-se que a autora fez bem o seu trabalho de casa, investigou, pesquisou e depois soube transpor belissimamente bem para o papel, um Portugal em plena crise politica e económica e a história de uma família, nomeadamente de uma jovem, muito perspicaz e demasiado curiosa sobre assuntos que na altura não diziam respeito às mulheres. É realmente Sofia a força motriz por trás de toda a história. Uma jovem nobre que apesar da sua força de vontade, não consegue impor-se contra as tradições, contra o chamado “dever”, mas que ao longo do livro vai crescendo e afirmando-se, tornando-se o exemplo vivo de tantas que se rebelaram contra o jugo imposto pela sociedade às mulheres.

Conseguindo um equilíbrio notável entre o romance, a História e uma ação bem temperada com um pouco de drama, Carla M. Soares entrou diretamente para o meu top de autores, sendo que foi uma leitura excelente para terminar o ano com 5*!


Muitos parabéns à autora, e espero que possamos ler mais obras suas deste género muito em breve! ;)

Para mais informações sobre o livro ou sobre a autora, podem espreitar aqui ou visitar o blog da Marcador.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)