"Rainhas Malditas" de Cristina Morató (opinião)

Este é daqueles livros que devorei quase sem dar por isso. Os nomes, que conhecemos desde sempre, cujas histórias até  fazem parte da nossa infância, como a Sissi ou a Csarina Alexandra, a autora que conta histórias e o complemento das fotografias que consultamos amiúde... são esses os atributos a que julgo se dever esta leitura quase compulsiva.

De Cristina Morató li Cativa na Arábia e Divas Rebeldes, e ambos me conquistaram. Eu, que aliás não gostava de biografias, que achava que eram demasiado maçudas ou pouco interessantes, descobri com esta autora uma nova forma de ler biografias. Ela escreve como quem conta uma história, não descurando datas e factos reais, obviamente, mas sem aquele peso que encontramos noutros autores do género.
Talvez por ter sido jornalista e fotógrafa, e por ter percorrido o mundo com essa função, ou por ter estado ligada à televisão, Cristina Morató tenta mostrar-nos um lado mais humano das mulheres de quem escreve.

Sissi, Maria Antonieta, Alexandra Romanov, Cristina da Suécia, Vitória de Inglaterra e Eugénia de Montijo foram rainhas que marcaram, que se tornaram lendas, quer pela sua presença, quer pelos seus atos, e foi um prazer descobrir o seu lado mais humano e a história das suas vidas.

Recomendo sem hesitações, e recomendo igualmente para quem não leu, os outros dois livros da autora. Cristina Morató é uma escritora excelente.

Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Planeta » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)