"A Contadora de Histórias" de Jodi Picoult (opinião)

Demorei quase uma semana a escrever esta minha opinião. Por uma simples razão: este livro não é simples. É tremendamente bom. Mas não é simples.

Aliás, os livros de Jodi nunca o são. Ela aborda temas tão atuais quanto controversos, e arranja sempre forma de arrastar a nossa mente para o torvelinho de situações e emoções que cria nas suas histórias. Mas logo nos primeiros capítulos uma pergunta impôs-se na minha mente: será que ela consegue fazer o mesmo com um tema não tão atual, embora igualmente controverso e chocante? A única resposta possível ao chegar à última página deste livro é sim. Inequivocamente, sim.

Neste “A Contadora de Histórias” não encontramos um livro típico de Jodi Picoult. Não existem tribunais, nem somos impelidos a tomar partido de um ou de outro lado. Ela simplesmente nos conta uma história dentro de uma outra história, e ao fim e ao cabo, mesmo sem o fazer, coloca-nos uma questão… e se fossemos nós naquela situação? É desta a forma que Jodi se revela como a brilhante autora que é. E é desta forma que mais uma vez que conquista o meu coração de leitora.
Não vos quero revelar muito sobre a história, pois este é mesmo daqueles livros que aconselho a irem descobrindo a história página a página. Cada personagem tem sempre um contributo importante, cada situação nos ajuda a construir uma opinião, cada linha, cada frase, tem o seu objetivo: ajudar-nos a perceber o que está em causa.

Foi uma leitura que adorei. Não me canso de recomendar esta autora, Jodi Picoult. Uma maestrina das palavras e da manipulação dos leitores. Absolutamente fabulosa. Não deixem de a ler.


Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Bertrand » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)