"O Amante Japonês" de Isabel Allende (opinião)

A apresentação deste novo romance de Isabel Allende prometia que a autora regressava ao estilo que tantos leitores tinha conquistado. E realmente, reencontrei em O Amante Japonês, a mesma voz narradora de Eva Luna, A Casa dos Espíritos ou “A Ilha Debaixo do Mar”.

Desta vez Isabel Allende conta-nos a história de duas mulheres europeias que viram o seu percurso de vida alterado quando crianças, e que por diferentes razões foram parar aos Estados Unidos da América. Alma, a mais velha, devido à guerra; a mais nova, Irina, devido à pobreza extrema que assolava o seu país, a Moldávia.

A história começa com uma apresentação da residência sénior onde Irina começa a trabalhar. Irina é uma jovem com um passado violento que lhe assombra as relações no presente. Mas de igual modo, é também uma jovem determinada e trabalhadora, que rapidamente entra no coração e na vida de Alma, uma das séniores mais notáveis na residência sénior.
Alma é uma anciã que teve uma vida fascinante e que por opção própria decidiu ingressar na residência, embora com um apartamento independente. Com a ajuda de Seth, o seu neto, e da jovem Irina, predispôs-se a organizar as suas memórias. E é através das descobertas de Irina e Seth, e dos relatos da própria Alma que vamos navegando por diversas épocas e lugares, abordando temas tão apaixonantes como chocantes e que fizeram parte do século XX, incluindo a II Guerra Mundial, o genocídio judeu, os campos de concentração americanos para os japoneses e nipo-americanos, a sida, a afirmação homossexual, a revolução das flores, as drogas, etc.

Rica e plena de sentimentos, esta é também uma história sobre a vida e a morte, e sobre como o que é importante está exatamente no meio, e no que fazemos nesse período.

Adorei. Mais um livro excelente desta autora, que já vai sendo considerada como uma sábia  anciã (73 anos). Não me deixo de interrogar o quanto de Alma é inspirada em si mesma…

Oxalá continue a escrever por muitos anos, dando-nos a possibilidade de nos deleitarmos nas suas obras. 


Para mais informações sobre este livro, queiram espreitar aqui ou visitar a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)