"Um Castigo Exemplar" de Júlia Pinheiro (opinião)

Há uns tempos surgiu a moda de tudo o que era ator ou apresentador de programas televisivos escrever um livro. No meio dessa onda surgiu o nome de Júlia Pinheiro. O livro, "Não sei nada sobre o Amor" nem sequer me despertou a atenção. Mas depois, por causa de uma amiga, li-o e mudei de ideias. O primeiro livro desta senhora foi um espanto! E agora com este segundo, "Um Castigo Exemplar", ela confirma-se como a excelente escritora que é. Por mim, podia reformar-se da televisão e dedicar-se exclusivamente à escrita, mas já sabemos que é difícil viver disso. Por isso, ao menos espero que ela não desista desta veia, e insista, insista, presenteando-nos com as suas histórias e bela escrita, pelo menos de vez em quando.

A história passa-se na segunda metade do século XIX, e a protagonista é uma jovem burguesa, Amélia, filha de um juiz e de uma mãe eternamente doente. Ora Amélia, como todas as jovens casadoiras naquele tempo, tem de se sujeitar ao que o pai lhe propuser para marido, e quando um candidato de famílias nobre e com uma bela figura lhe aparece à frente, ela julga ter um futuro risonho e promissor. E aparentemente tudo indica que sim, mas os planos de Henrique são muito diferentes do que ela, ou o pai, poderiam suspeitar. E mais não digo. ;)

É uma excelente crítica à sociedade da época, em pleno revirar político da monarquia para a república, tema que a meu ver a autora poderia ter explorado um pouco mais. Gostei imenso de conhecer intimamente Amélia. Afinal a história é narrada pela própria. Os seus pensamentos, as suas ideias, e o contar dos acontecimentos após o facto, tudo isso contribui para que o leitor fique preso à leitura logo após as primeiras páginas.

Júlia Pinheiro, confirma-se, é uma autora a não perder de vista. 
Mais por favor, Júlia. ;)

Muito bom. Recomendo sem hesitações.


Para mais informações podem espreitar aqui ou consultar a página do mesmo no site de A Esfera dos Livros » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)