"O Último Adeus" de Kate Morton (opinião)

Este é capaz de ser um dos melhores livros do género que já li. Um dos mais completos, dos mais perfeitos e sem dúvida o melhor da autora. Preenche o meu coração de leitora e foi uma excelente ideia deixá-lo para iniciar as leituras deste novo ano.

Kate Morton conquistou-me com O Segredo da Casa de Riverton e desde então tenho vindo a acompanhar as suas publicações em Portugal. O Jardim dos Segredos, As Horas Distantes e Amores Secretos foram também livros extraordinários. 
Mas os livros desta autora não são fáceis de começar a ler. Pelo menos até a história se começar a entranhar em nós. Ela vai-nos fornecendo a informação aos poucos, faseadamente, de forma a encaixar em diferentes partes da história. Partes essas que demoram algum tempo a se entrelaçar, mas que no final nos arrepia ao percebermos como tudo foi estudado ao pormenor e não há detalhe que não exista sem uma razão. É o mesmo com as personagens Não há uma personagem que não tenha um papel no enredo, todas elas são importantes, todas elas dão o seu contributo, por vezes muito claramente, outra vezes bastante dissimulado. Simplesmente adorei.

A história atravessa quase um século e conhecemos algumas personagens quando eram crianças, vindo mais tarde a conhecê-las quando já adultas e até idosas. Não sei dizer qual a minha favorita, pois todas elas me fascinaram, tanto em criança como em adulta. O enredo aborda diversas questões importantes, como a família, o amor, a amizade, mas também assuntos interessantes como os traumas de guerra (I Grande Guerra) e as repercussões que tiveram nas famílias dos que regressaram, bem como a forma como afetou a sociedade sem que a mesma reconhecesse o problema. E claro, a cereja em cima do bolo, o acompanhar da evolução de uma escritora de mistérios, que deu os seus primeiros passos quando adolescente e se tornou numa famosa autora do género. Talvez devido ao que aconteceu naquela noite trágica do Solstício de Verão em 1933? O facto de a história também ter lugar nos nossos dias, e a ligação que existe entre os assuntos, é fantástica.
Leiam a sinopse aqui.


Enfim, foi uma leitura deliciosa que me devolveu a vontade de ler (que normalmente se ausenta por alturas do Natal). Adorei cada capítulo, cada página, cada palavra. A sério, têm de o ler. Não sei o que mais dizer para demonstrar o QUANTO adorei este livro. E não posso adiantar mais pormenores sem correr o risco de vos estragar a leitura, por isso repito, têm de o ler! Não faz mal se não gostam de andar com um livro pesado, dividam-no ao meio, se for preciso, mas não percam a oportunidade de ler um livro absolutamente fabuloso! As 600 e tal páginas não são demais. São a conta certa para este livro extraordinário. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)