"Curiosidades do Vaticano" de Luís Miguel Rocha (opinião)

Luís Miguel Rocha, que apaixonou milhares de leitores por todo o mundo com os seus livros, deixou-nos cedo demais. Muitas histórias teria ainda por escrever, e muitas prazerosas horas de leitura para ofertar aos seus fãs. Mas infelizmente, deixou-nos a 26 de março de 2015.

Este livro, "Curiosidades do Vaticano", cumprindo a vontade do autor, surgiu com base na rubrica semanal na sua página do Facebook que o autor criou no início de 2012, partilhando algumas curiosidades sobre o Vaticano. 
É que por trás dos muros do Vaticano encontramos um mundo muito diferente, e que se tem alterado imenso, ao longo dos tempos. Luís Miguel Rocha foi um dos raros que conseguiu espreitar lá para dentro e partilhou connosco algum desse conhecimento através deste livro.

Eu adorei. A informação está excelente e exposta de forma nada aborrecida.
Cada capítulo tem o seu tema. Desde as mulheres que influenciaram certos Papas, a Papas que se evidenciaram pelo bem ou pelo mal que provocaram, à história por trás das próprias salas do Palácio Apostólico ou aos stresses causados por Miguel Ângelo, a autor do teto da Capela Sistina. 

Sabiam por exemplo que a linha de comboio mais pequena do mundo é exatamente a do Vaticano? Tem cerca de 1.400 metros e está ligada à linha ferroviária italiana. A separação é feita por um portão automático que só se abre quando algum comboio tem de passar, o que é muito raro (o último foi o Papa Bento XVI em 2011).

E sabiam que Portugal é o único país que partilha com o Vaticano a forma como chamamos aos dias da semana (Segunda-feira, Terça-feira, etc.)?


E que o Vaticano é uma das cidade com o maior índice de criminalidade do mundo? É incrível mas é verdade. Devido ao grande fluxo de turistas o número de carteiristas é imenso. Lembrem-se, se lá forem alguma vez, mantenham a carteira bem guardada.

Mas o autor fala também de situações mais obscuras. Como a morte de certos papas que ficaram envolvidas em mistério, e que obviamente foram abafadas, incluindo a do Papa João Paulo II.

Tenho pena, muita pena que ele não tenha podido apreciar convenientemente o trabalho do Papa Francisco. 
Um dos seus últimos posts no Facebook, a 12 de março de 2015, uns dias antes de falecer, Luís Miguel Rocha escreveu o seguinte:
«Amanhã, mais importante que a Sexta-feira 13, completa-se o segundo ano do Pontificado de Francisco. Balanço francamente positivo. O dia de eleição de um Papa é sempre feriado no Vaticano.»
Estou certa que em breve teríamos um romance excelente, baseado em alguma conspiração contra esta personagem magnífica que tanto tem feito pela fé cristã, o Papa Francisco.
É pena que isso não venha a acontecer. :(



"Curiosidades do Vaticano" é um livro que recomendo sem hesitações, para os curiosos e para católicos e não católicos.
É um livro muitíssimo interessante que nos ajuda a perceber um pouco de como funciona o nosso mundo atualmente.

Obrigada, Luís Miguel Rocha, por teres partilhado connosco o teu talento e os teus conhecimentos.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)