"O Brilho Azul das Estrelas" de de Laura Pritchett (opinão)

Há temas que não me canso de explorar nas minhas leituras. Sempre que aparece um livro que os abordam, eu tenho de o ler. Este tema especificamente, é-me demasiado próximo. O meu pai faleceu há algum tempo com complicações derivadas da Doença de Alzheimer. Não sei se será o meu futuro ou não. Logo se vê.

Bem, relativamente ao livro, só posso dizer que é tão belo quanto assustador. É incrível como a autora consegue transmitir tão bem a confusão mental em que vive uma pessoa com Alzheimer. Nós próprios somos confrontados com essa confusão no início do livro, pelo que muitos poderão dizer que o livro é que é um pouco confuso no princípio. Mas não. É mesmo assim. Uma espécie de apresentação informal à doença. 

Depois a autora vai alternando a narrativa entre Ben, esse homem tão ativo e pleno de vida, a quem foi recentemente diagnosticada a Doença de Alzheimer, e a sua mulher, o seu amor, a sua cuidadora.

Adorei os pormenores da história. Os bilhetinhos que ele deixava a si próprio para se lembrar de pequenos pormenores tão importantes, como o nome da mulher, das filhas e dos netos.
Partiu-se-me o coração com o desespero silencioso de Renny, que vê o marido desaparecer perante os seus olhos. E a coragem de Jess, uma das suas netas. Que o vigia sem que ele se aperceba. Comovente.

Esta família, que luta diariamente contra um inimigo invisível, já teve a sua dose de tristeza e dor, quando uns anos antes uma das filhas de Ben foi assassinada.

Mas Ben ainda não terminou o seu caminho. O seu amor pela família impele-o a tomar as rédeas da sua vida e ele só espera conseguir lembrar-se do que tem a fazer quando chegar a altura. E a altura acaba por chegar...
Apesar do expectável, a autora consegue surpreender-nos. O final é extraordinário!

"O Brilho Azul das Estrelas" é um relato maravilhoso e arrebatador sobre uma família dilacerada pela dor, mas que a todos os custos tenta sobreviver agarrando-se ao amor que a une.
Um livro extraordinário que recomendo.


Para mais informações sobre o livro ou sobre a autora podem visitar o site da TopSeller » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)