"Eu, Maria Pia" de Diana de Cadaval (opinião)

E neste dia de chuva, termino mais uma leitura. Enquanto Maria Pia se despede do mundo, as gotas na minha janela, escorrem luminosas, banhadas por este sol tímido que, como esta rainha, ousou brilhar num dia de tempestade.

Gostei imenso de conhecer a penúltima rainha de Portugal. Assumindo a coroa com apenas 15 anos, aquando do seu casamento com D. Luís I de Portugal, Maria Pia de Sabóia ficou conhecida como O Anjo da Caridade e Mãe dos Pobres. Fundou inúmeros estabelecimentos de solidariedade social e foi uma rainha atenta às necessidades dos mais pobres e das vítimas de catástrofes nacionais, como foi exemplo as cheias de 1876 ou o calamitoso incêndio do Teatro Baquet, no Porto. Foi igualmente uma mãe extremosa, sendo uma voz ativa na educação dos filhos, coisa que não era propriamente comum nessa época e nos lares mais nobres.

Maria Pia, aos 15 anos.
Mas a par e passo com a sua piedade para com os mais necessitados, Maria Pia era também uma rainha exuberante com a sua toilette e decoração das suas casas. Habituada aos luxos de Turim, não se viu rogada a gastos exagerados, rapidamente criticados, tanto no parlamento como na imprensa. Em resposta chegou a proferir uma frase que ficou na história: "Quem quer rainhaspaga-as!»


No final, após o regicídio dos seus filho e neto (D. Carlos e D. Luís Filipe), esta rainha acabou por sucumbir ao desgosto, dando mostras de um início de demência. O golpe final foi talvez o ter sido votada ao exílio aquando da implantação da república em 1910. Morreu um ano depois, em Piemonte (Itália), expressando o desejo de regressar a Portugal para ser enterrada junto dos seus, o que nunca chegou a acontecer.

Diana de Cadaval, a autora, conseguiu trazer esta rainha à vida, e torná-la real aos nossos olhares de leitores, quer através de correspondência trocada com a sua irmã Maria Clotilde, quer através da sua própria voz, na forma de um diário pessoal. Foi a primeira vez que li algo desta autora e gostei muito.

É um livro que recomendo para quem quer saber um pouco mais sobre a História de Portugal, pois não só retrata muitíssimo bem a sociedade da época, como aborda alguns eventos que nos marcaram enquanto povo português.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)