"A Canção dos Maoris" de Sarah Lark (opinião)

"A Canção dos Maoris" continua a saga familiar iniciada no livro “O País da Nuvem Branca”. Pode, no entanto, ser lido como um livro independente, pois passaram-se 16 anos na história e as referências ao que aconteceu no primeiro livro são as suficientes para inteirar o leitor. Perde-se é uma experiência maravilhosa, pois a “descoberta” de um novo país é algo que não nos deixa indiferentes. Recomendo por isso a leitura do primeiro livro antes deste.

Na verdade, esta série é uma saga mesmo muito interessante. Embora as personagens e as suas histórias sejam ficcionadas, os pormenores históricos são bastante precisos. Basta vasculhar um pouco a História da Nova Zelândia para reconhecer alguns dos pormenores e factos incluídos nestes livros, como o desenvolvimento de cidades como Christchurch, Invercargill ou Wellington, e eventos como o Desastre da Mina de Brunner que ocorreu em 26 de março de 1896.

O primeiro livro inicia-se com um grupo de jovens mulheres que imigram para a Nova Zelândia no mesmo barco, embora em circunstâncias muito diferentes. Acompanhamos as suas vidas, casamentos e amizade o longo dos tempos e é desta forma que chegamos à história do segundo livro da saga, em que as protagonistas principais são duas jovens primas, netas das protagonistas do primeiro livro.

Elaine e Kura não poderiam ser mais diferentes. No entanto, a coragem e a vontade de vencer são características comuns. E são exatamente essas duas virtudes que as levam a percorrer caminhos dispares e a ultrapassar as vicissitudes que o destino lhes lança no caminho.

Em "A Canção dos Maoris" somos uma vez mais levados a conhecer o povo maori e as suas tradições. A Nova Zelândia, pelas mãos desta autora, tornou-se num país que não me importava de vir a conhecer. As descrições das suas paisagens e do seu povo são uma das riquezas desta saga. Mal posso esperar para ler o terceiro livro…

Recomendo sem hesitações.
Sarah Lark torna-se assim mais uma das minha autoras favoritas!

Podem ler mais sobre este livro aqui.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)