Em destaque: "Os Pássaros de Seda" de Rosa Lobato de Faria

Um livro que opõe os valores perenes da infância, do maravilhoso e do amor à precariedade das paixões e da fortuna.

Sinopse:
Pedra Moura abrigou, por entre os pastos verdes e ventos secos, Diamantina e Mário. Ela foi a rapariga mais pura e bela que alguma vez aquela terra viu crescer. Tinha mais brilho que um diamante, era dotada como ninguém nas suas mãos de fada e no seu espírito imperturbável e astuto. Foi criada com Mário, que sempre considerou um irmão de alma, de apertos, um símbolo sempre presente, inquebrável, ao qual se segurava. No entanto, Mário, como tantos outros, sucumbiu àquela criatura que parecia ter vindo dos céus, amando-a cada dia, com um amor que sabia esperar, sofrer. Sabendo que Diamantina nunca olharia para ele senão com olhos de irmã, viveu toda a sua vida contentando-se em estar por perto. Das mãos dela saíam os mais belos pássaros de seda bordados em colchas que se tornaram famosas e tinham o dom de deixar boquiabertos quem quer que os visse.

Depois de uma infância em Pedra Moura, a ouvir as histórias do tio Zebra e a apreciar os diversos manjares da mãe Margarida, seguiram-se tempos conturbados e a vida de ambos seguiu rumos muito diferentes, mas Diamantina continuará a ser a protagonista da vida de Mário e, por isso, também deste livro, que ele escreve antes de morrer e lhe oferece.

Sobre a autora:
Rosa Lobato de Faria (1932-2010) tornou-se inicialmente conhecida do grande público como guionista, atriz e letrista de canções. A partir da última década do século XX veio a revelar-se igualmente como uma das figuras cimeiras da nova literatura portuguesa, com obra nas áreas da poesia, do romance, do conto e do drama. Assinou também um interessante conjunto de obras infantis, que estão a ser reunidas na Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria e que, para além dos títulos publicados em vida da Autora, inclui ainda o conto inédito (e primeiro volume da coleção) O Balão Azul.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)