"Terra de Espíritos" de Jodi Picoult (opinião)

Demorei uma semana a digerir esta leitura. Sim, Jodi Picoult costuma a escrever livros de digestão lenta... muito lenta. Há que interiorizar a história, entender as personagens e por fim saborear mais um excelente livro, como ela já nos habituou.

O "Terra de Espíritos" sai um pouquinho fora do normal. Não que a autora não tenha abordado o misticismo do tema fantasmagórico anteriormente, mas talvez não o tenha feito de forma tão veemente. O livro já tem uns anitos mas não deixa de ser atual, só que, para quem está habituado a ler todos os livros dela, este, confesso, destoa um bocado dos últimos.

O tema principal que está escondido por baixo da superfície é um dos acontecimentos negros da história da América - o projeto Eugenia. Já tive a oportunidade de ler sobre este tema e foi bastante interessante vê-lo desenvolvido desta forma. A par e passo com o projeto Eugenia temos então os ditos fantasmas e um mistério com mais de 70 anos.

As personagens estão desenvolvidas de uma forma magnífica. Desde Ross Wakeman, que tenta reconetar-se com a sua falecida noiva, à sua irmã, Shelby, que tenta proporcionar ao seu filho que sofre de uma doença genética que o torna alérgico ao sol, uma vida o mais normal possível, e um polícia que tenta sobreviver a um desgosto de amor... Jodi alterna o presente com o passado e aí as personagens são ainda mais extraordinárias, sendo que a história que elas contam contribuem para a resolução dos mistérios no presente. Absolutamente fabuloso!!

A história está muito bem conseguida, mas não se enganem, é um livro que exige do leitor um certo nível de paciência e atenção. O número de personagens (reais ou não) é grande o que nos leva a sentirmo-nos algo baralhados... mas com calma e perseverança avançamos rumo à solução. É como se tivéssemos em mão um puzzle impossível de 5.000 peças. Até um determinado ponto parece que nunca vamos conseguir entender a imagem que está escondida, mas a partir de uma determinada altura, não só a conseguimos visualizar na nossa mente, como a vamos completando peça a peça.

Foi uma leitura um pouco difícil, mas que nem por isso deixou de me agradar sobejamente.
Recomendo! :)

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)