"O Som das Coisas que Começam" de Evita Greco (Opinião)


Este é daquele género de títulos a que não consigo resistir. Um título que nos apela aos sentidos e que evoca uma felicidade para é preciso lutar para conquistar. Um título perfeito para um livro igualmente perfeito.

Escrito num tom terno e doce, a autora apresenta-nos Ada, enquanto menina e depois à medida que a história avança, como jovem mulher. Sempre frágil e especial, Ada, que foi abandonada pela mãe em tenra idade, cresce protegida pelo amor da sua doce avó. Juntas vão ultrapassando as vicissitudes da vida, e Ada aprende a olhar o mundo de uma maneira muito especial: ela escuta o som das coisas que começam, pois esses são bons augúrios.

Um dia a sua avó é diagnosticada com cancro e acaba por ficar internada no hospital. Aí começa a aventura de Ada. Ela tem de desenvencilhar-se sozinha no mundo, colocando em prática o que a avó lhe ensinou. Um dia ela conhece alguém que a consegue ver tal como ela é, e Ada ouve o som do amor que começa. Só que nem tudo é o que parece e Ada ainda vai ter de percorrer um longo caminho até conseguir encontrar finalmente a sua felicidade.

Esta história, que quase poderíamos de apelidar como banal, está escrito com tanta sensibilidade que se transforma num relato delicado e doce, de uma fragilidade desarmante, que nos enternece e conquista. Ada é uma personagem especial, tranquila, de uma beleza interior genuína, que nos apetece proteger, ajudar e salvar. Uma personagem que ficará certamente, por muito tempo, na minha memória.

Adorei a escrita desta autora, que consegue dar voz aos sentimentos que também encontramos dentro de nós próprios. Adorei a história. E terminei esta leitura com o coração quente, e mais atenta ao som das coisas que começam.

Para mais informações sobre este livro podem visitar a página do mesmo no site da Editorial Presença.

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)