"Por Favor Não Matem a Cotovia" de Harper Lee

Acho que partilho com alguns de vós a vontade de ler determinados livros, que pela sua importância foram um marco na literatura mundial.

A essa lista, que não tenho escrita em lugar nenhum, e que está em constante actualização na minha cabeça, chamo de lista dos MR (Must Read – Tenho que Ler).
Este livro, “Por Favor Não Matem a Cotovia” constava nessa lista. E sinceramente, se existem livros que valem mesmo a pena ler, este é um deles!

É um livro poderoso, que leva o leitor a tomar partido, a pensar e a repensar as suas opiniões. É um livro que nos deslumbra, pela simplicidade como está escrito, narrado por uma criança de 9 anos, mas que ao mesmo tempo nos toca pela sua intensidade, e nos faz olhar para o mundo de uma forma ligeiramente diferente.

Adoro o título. “Por Favor Não Matem a Cotovia” (em inglês “To Kill a Mockingbird”). A meio do livro entendemos como foi perfeita a escolha deste título. A cotovia simboliza a inocência, e como tudo o que é puro e inocente, é um pecado matar.

Não me alongo mais na minha opinião, pois acho que já muito se escreveu sobre este livro e muito se há-de escrever. Reafirmo apenas que se ainda não leram o “Por Favor Não Matem a Cotovia”, sigam por favor para a próxima livraria ou biblioteca. ;)

Deixo apenas aqui algumas curiosidades que achei interessantes:

- “To Kill a Mockingbird” foi publicado pela primeira vez há 50 anos (em 1960). Foi galardoado no ano seguinte com o Prémio Pulitzer e tornou-se instantaneamente num sucesso, sendo considerado um clássico da literatura moderna norte-americana e um dos melhores romances do séc. XX.

- Curiosamente foi o único livro de Harper Lee, que como escritora apenas publicou um ou outro texto em revistas. Apesar disso, em 2007 foi-lhe atribuída a Medalha Presidencial da Liberdade, pela sua preciosa contribuição para a literatura norte-americana.

- Tanto as personagens como o próprio enredo foram, segundo a autora, inspirados nas observações que fez da sua família e vizinhos, bem como num evento que ocorreu na sua cidade natal em 1936, quando ela tinha 10 anos.

- Em 1962 a Paramount Studios apostou neste livro para se lançar na produção de um filme do mesmo nome. Arrecadou três Óscares no ano seguinte:
Melhor Actor (Gregory Peck)
Melhor Direcção Artística
Melhor Argumento Adaptado
Foi também nomeado para mais cinco Óscares, incluindo Melhor Actriz Secundária. O filme foi um sucesso de bilheteira, fazendo mais de $20 milhões contra os $2 milhões de orçamento.

- Este livro faz parte do nosso Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade. :) Esperemos que os nossos jovens o apreciem.

Sinopse:
Durante os anos da Depressão, Atticus Finch, um advogado viúvo de Maycomb, uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, recebe a dura tarefa de defender um homem negro injustamente acusado de violar uma jovem branca. Através do olhar curioso e rebelde de uma criança, Harper Lee descreve-nos o dia-a-dia de uma comunidade conservadora onde o preconceito e o racismo caracterizam as relações humanas, revelando-nos, ao mesmo tempo, o processo de crescimento, aprendizagem e descoberta do mundo típicos da infância.
Recentemente, alguns dos mais importantes livreiros norte-americanos atribuíram grande destaque ao livro, ao elegerem-no como o melhor romance do século XX.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)