"O Segredo do Escritor" de Liz Nugent (opinião)

O título deste livro em inglês é Unravelling Oliver, ou seja, desvendando Oliver. Ora bem, partilho-o convosco pois este título faz todo o sentido, embora, confesse, ache que "O Segredo do Escritor" é bem mais apelativo. ;)

Mas a verdade é que o que acontece neste livro é realmente o desemaranhar da personagem Oliver, um escritor, recorrendo para isso aos testemunhos de todas as pessoas que se cruzaram com ele desde a infância. É assim que vamos conhecendo Oliver, aos poucos, e por vezes até na primeira pessoa.

Oliver é um bem sucedido autor de livros infantis, dos quais a sua mulher é a ilustradora. A sua relação aparentemente perfeita, sofre um rombo pesado e talvez do qual não poderá jamais recuperar. Sem razão nenhuma, Oliver ataca selvaticamente a sua mulher, deixando-a em coma. Nada no seu perfil justifica o ataque. Todos os que o conheceram ficam estupefactos. Mas afinal o que levou Oliver a cometer tal ação? Quem, afinal, é Oliver?

Este é daqueles livros que se lê de uma assentada só. Se pudermos, claro. E foi o meu caso. De férias, na espreguiçadeira junto à piscina, intervalando a leitura com um ocasional mergulho, li-o em poucas horas. E deliciei-me com isso. :)

A meu ver o livro está fenomenal. Perfeito! A precisão da autora é fabulosa! Não há nenhuma palavra fora de sítio, não existem descrições supérfluas, nem acontecimentos ao acaso. Cada pequena revelação tem a sua razão de ser, e tudo serve o seu propósito: alimentar a mente do leitor no sentido de o ajudar a "compôr" Oliver. Absolutamente brilhante!

É uma autora que não quero perder de vista. Simplesmente brilhante!
Recomendo sem hesitações!
:)

Os meus sinceros parabéns à Marcador por mais uma aposta fabulosa!!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)