"As Mulheres no Castelo" de Jessica Shattuck (opinião)

Ando um pouco atrasada nas opiniões e não há meio de as escrever. É que ler é sempre tão mais apetecível… e os livros atiram-se-me para o colo! 😉  Mas para já, aqui fica mais uma.

Este livro de que agora vos escrevo, “As Mulheres no Castelo” ia escapando ao meu escrutínio. Passei pela capa duas ou três vezes e não me senti cativada. Não sei se do título ou da própria capa… mas faltava ali qualquer coisa. No entanto, veio-me à ideia o ditado, não julgues um livro pela sua capa, e acabei por apostar na sua leitura. E, acreditem, bendita a hora em que o fiz, pois o livro veio preencher um nicho de conhecimento que me faltava.

Já todos nós lemos histórias sobre a Segunda Guerra Mundial, ou que tenham a mesma como pano de fundo, mas nunca apanhei um livro que me contasse sobre a Alemanha do pós-guerra. A Alemanha do Stunde Null (a hora zero) = termo que descreve o ano de 1945 em que aconteceu o quase colapso da nação. A Alemanha então ocupada pelas forças aliadas, que viria a ser organizada e administrada pelas mesmas.

“As Mulheres do Castelo” é uma história baseada em factos verídicos e esse foi um dos fatores que me levou a querer lê-la. A sinopse prometia:

«Marianne von Lingenfels, volta ao castelo abandonado, dos antepassados do marido. Para cumprir a promessa que fez aos corajosos companheiros do marido: encontrar e proteger as suas mulheres no meio das cinzas da derrota da Alemanha nazi.»

A história está extremamente bem contada e a encantadora escrita de Jessica Shattuck conquistou-me logo nos primeiros parágrafos. Mas as personagens, meus amigos, as personagens são maravilhosas. Três mulheres, perfeitamente enquadradas nas épocas que representam - o antes da Guerra, o durante a Guerra e o pós-Guerra. Três mulheres que se revelam tão humanas quanto nós, cheias de falhas, dúvidas e até desespero. Mulheres que foram destituídas de todas as virtudes e certezas, e que por vezes apenas se mantêm de pé por causa dos que lhes chamam mãe. Essas crianças a quem foi roubada a infância e que aos poucos tentam entender o seu papel num país que vai demorar algum tempo a reerguer-se e no qual elas próprias vão ter um papel fundamental.

 
Já li imensos livros sobre o Holocausto e a Segunda Guerra, mas nenhum deles conseguiu responder, nem em parte, à pergunta que todos já nos colocámos: como foi possível um povo deixar-se levar pela loucura de um homem? Pois Jessica Shattuck conseguiu-o, a meu ver. Ao terminar a leitura deste livro senti que essa pergunta foi de alguma forma respondida. Não existindo nenhuma tentativa de desculpabilização, o povo alemão é-nos apresentado como um povo que foi conquistado com falsas promessas, levado a acreditar no que queriam que ele acreditasse e mesmo quando a verdade lhe entrava casa a dentro, desviava o olhar. Um povo que mais tarde, mesmo ao seu confrontado com imagens dos campos de concentração se recusava a acreditar que aquilo tinha acontecido e cria ser apenas propaganda dos vencedores.


Ao fim e ao cabo é disso que trata “As Mulheres no Castelo” – a forma como um conjunto de indivíduos conseguiu aceitar a culpa e a responsabilidade do horror que aconteceu e simultaneamente seguir em frente. Cada um com a sua história, com os seus traumas e a sua redenção.
Se acham que já leram todos os livros sobre a Segunda Guerra Mundial, acreditem, têm espaço para mais este. As Mulheres no Castelo deveria ser uma leitura obrigatória para que nunca se esquecesse como é fácil abusar do poder em prol do mal.

Um livro absolutamente extraordinário!

0 comentários:

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)