"O Diário Secreto de Hendrik Groen aos 83 anos e 1/4" de Hendrik Groen (Opinião)

A minha última leitura de fevereiro foi este interessante livrinho, que a modos que me caiu no colo durante um encontro do grupo Livros às Quatro - um clube de leitura criado há uns meses por uma mão cheia de meninas da linha.

Foi graças à partilha de opinião da Maria João Diogo (de A Biblioteca da João) que fiquei interessada, e quebrando a minha regra de "não aceitar livros emprestados até acabares a pilha interminável de livros que tens por ler!" acabei por trazê-lo para casa e começar a lê-lo logo de seguida. E ainda bem que o fiz. :)

O livro está escrito na forma de um diário que Hendrik decidiu começar a escrever, quase que como terapia, anotando os acontecimentos relevantes do ser dia a dia, incluindo o seu grupo de amigos, todos membros do clube por eles criado, Vemanamo (Velho Mas Não Morto). Hendrik e os  seus "parceiros no crime" organizam dias especiais, visitas, workshops, jantares, para se manterem vivazes e felizes, enquanto a saúde lhes permitir, ao mesmo tempo que se vão apoiando uns aos outros nas maleitas e desaires próprios da idade.

É óbvio que a realidade da terceira idade holandesa é bastante diferente da portuguesa - não só pelos tipos de residências sénior / lares onde habitam, como pela própria mentalidade. A meu ver os nossos velhotes são mais velhotes. Mas posso estar enganada.

A verdade é que não se sabe ao certo quem é o autor deste livro. Hendrik Groen é um pseudónimo e a pessoa por trás desse nome pode ser realmente um idoso, ou apenas alguém mais jovem que conhece bem do que fala.

O livro é deveras interessante e não poucas vezes dei por mim a rir com os disparates relatados por Hendrik. Apesar disso, é um livro pungente, que nos alerta para a resiliência do espírito humano, e a necessidade de viver a vida intensamente até ao fim.
Gostei muito, mesmo.

P.S. Obrigada, Maria João!


0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)