"Uma Casa na Irlanda" de Maeve Binchy

Sinopse:
Ria e Marylin não se conhecem - vivem a milhares de quilómetros de distância, separadas pelo oceano Atlântico: um numa grande e acolhedora casa vitoriana em Tara Road, Dublin, a outra numa casa moderna em Nova Inglaterra. Seria difícil encontrar duas mulheres mais diferentes; a vida de Ria centra-se na sua família e nos seus amigos, enquanto a de Marylin conheceu muito sofrimento. Mas quando cada uma delas precisa de sair do ambiente que as rodeia, uma troca de casas parece ser a solução ideal. Juntamente com as casas emprestadas surgem os vizinhos e os amigos, os mexericos e as especulações quando Ria e Marylin trocam de casas durante o Verão...

A minha opinião:
Este é daqueles livros que ando para ler há imenso tempo. Chegou a estar em minha casa, como empréstimo de uma amiga, mas a edição tinha umas letras tão pequeninas que perdi logo a vontade de lhe pegar e acabei por devolvê-lo. Depois, no ano passado, li um outro livro desta autora, "De Alma e Coração" que me deixou encantada, quando no Natal reparei que "Uma Casa na Irlanda" tinha sido publicado como livro de bolso, comprei-o assim que tive oportunidade. As letras eram aceitáveis e apesar de não ser uma leitura tão confortável, serviu bem o seu propósito.

A história é uma história de mulheres, sobre mulheres e para mulheres. Fico seriamente na dúvida se um homem conseguiria descortinar toda a acção que se desenrola à volta de Ria. lol Acho que se perdia entretanto! Tal como no outro livro, a autora não se limita a contar a história de uma mulher. Ela entra em pormenores sobre a vida de todas as pessoas que fazem parte do seu circulo de amigos e família. A meio do livro, esse círculo entretanto alarga-se, quando devido a uma série de peripécias e conicidências, Ria acaba por trocar de casa durante dois meses com uma americana.
E foi aqui que percebi, que esta história não me era totalmente desconhecida. Quer dizer, a sinopse aborda apenas uma parte da história... talvez a segunda parte do livro, por assim dizer, e foi nessa parte que foi inspirado o filme "Tara Road" (Vidas Trocadas, em português), filme que vi há alguns anos.
Devo dizê-lo que o filme está muito aquém do livro. É um filme fraquinho, por assim dizer, mas talvez seja interessante revê-lo após esta leitura.
O livro chega a ser quase cansativo, de tão envolvente que é. Sentimo-nos solidários com Ria e a torcer para que consiga dar uma reviravolta à sua vida.
Gostei bastante e assim que houver oportunidade hei-de pegar novamente em qualquer coisa desta autora.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)