"Os Que Vieram de África" de Rita Garcia


Nasci no início dos anos 70 e desde muito cedo que percebi que a palavra “retornado” tinha uma conotação algo negativa. Não entendia muito bem porquê, mas assim o era quando eu era menina.
Quando as coisas em Angola começaram a sair fora de controlo e a violência contra os portugueses começou a agravar-se, iniciou-se um êxodo rumo a Portugal nunca antes visto. Cerca de meio milhão de portugueses regressava a casa. Para muitos deles nem sequer se tratava de um “regressar” propriamente dito, pois nunca haviam cá estado, tendo nascido lá, na terra do sol e do mar.
Como sempre tive muita curiosidade sobre esta época, para mim ler um livro sobre este tema é mais uma peça do puzzle que talvez consiga encaixar. E com este livro de Rita Garcia, julgo que sim.

A década de 70 foi uma década em que tudo mudou para muita gente. E não só para os que vieram de África – retornados/refugiados. Foi uma época em que tudo mudou e em que, quer quiséssemos quer não, os que viviam no Portugal continental, acabaram por ser influenciados pela maneira de ser e de estar dos portugueses/angolanos.
O drama de tantas famílias não pode passar pela história sem ao menos um reconhecimento. A verdade é que se houve uns quantos que beneficiaram da independência das colónias, muitos outros viram uma vida de trabalho deitada ao ar em breves instantes. A alguns valeu-lhes as famílias que cá os esperava, outros tiveram menos sorte. O certo é que o termo “retornado” também trás uma conotação negativa para os que empregavam essa palavra.

Este livro de Rita Garcia foi mesmo muito esclarecedor. A autora não despiu a sua pele de jornalista e o resultado foi um livro muito equilibrado e bem elaborado. Nele encontramos histórias de pessoas reais, obtidas em entrevistas, intercalados com relatos factuais, aos quais a jornalista conseguiu imprimir um timbre extraordinário, não cedendo lugar à monotonia que por vezes se encontram em obras do género.

Um livro muito bom! A não perder.


Para mais informações sobre este livro, espreite aqui ou visite o site da Oficina do Livro.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)