Opinião: "Ele Está de Volta" de Timur Vermes

Iniciei a leitura deste livro, que se apresenta como "o romance mais polémico do ano", com alguma desconfiança. Primeiro porque apesar de me considerar com um bom sentido de humor, não sabia se o que iria encontrar me deixaria desconcertada, uma vez que o nazismo e o que aconteceu enquanto Hitler esteve no poder é algo absolutamente horroroso, e brincar com isso seria... bem, desconcertante.
Segundo, porque já me tenho deparado com alguns autores que se aproveitam de temas polémicos para angariar alguma discussão e assim fazer render um livro que talvez até nem seja assim tão bom.
Mas... a verdade é que dei por mim a rir e a acompanhar as aventuras de um Hitler que acorda nos nossos dias após 66 anos de sono tranquilo, e que fica pasmado com tudo o que vê e descobre.

No entanto, este livro é muito mais do que uma sátira a esse homem. Muito mais mesmo. É sem dúvida uma crítica à superficialidade da vida nos dias de hoje e à forma como as pessoas se desresponsabilizam dos seus atos. Mas é acima de tudo uma chamada de atenção para o facto de quão fácil seria embarcarmos agora numa outra viagem, rumo ao horror e ao genocídio, tal como aconteceu anteriormente.

Com um certo humor negro, Timur Vermes, consegue retratar Hitler como o homem extremamente narcisista e egocêntrico que foi, mas ao mesmo tempo conseguiu embutir-lhe um carisma e uma personalidade forte que consegue conquistar qualquer um, permitindo-nos perceber facilmente como tudo se passou há 80 anos atrás...

É um livro excelente, que recomendo sem reservas.
Muito bom!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)