"A Menina Perdida & Achada" de Brooke Davis (opinião)

O livro começa com o que poderia ser o início de um verdadeiro drama: uma menina de 7 anos é abandonada e vê-se sozinha no mundo sem saber o que fazer. No entanto, a história acaba por se revelar bem diferente do que poderíamos esperar. Verdadeiramente otimista e escrita num tom algo humorado, este conto dos nossos dias, tem como protagonistas principais três improváveis companheiros: Millie, uma menina de 7 anos cujo pai morreu há pouco tempo e que foi efetivamente abandonada pela mãe num centro comercial; Karl, um viúvo octagenário que fugiu de um lar de idosos; e Agatha, uma amarga viúva de oitenta anos que tem vivido os últimos anos da sua vida fechada em casa, ressentida com a vida e com todos.

Millie é a doçura em pessoa. Um pacotinho de sabedoria e inocência que enternecerá qualquer um. A sua tristeza é quase palpável, assim como a sua sede de conhecimento, de querer aprender sobre a vida. Mas a sua coragem, e acima de tudo a sua esperança, foi o que me conquistou. Adoro os pormenores desta personagem. A forma como escrevia em todo o lado “Mãe, estou aqui”, o partilhar com todas as pessoas que ela conhece o facto de que todos vão morrer, as suas botas vermelhas… Foi de longe a minha personagem favorita, já que Karl e principalmente Agatha, foram personagens com quem me custou conectar.

A forma como a história evolui é absolutamente fascinante. A autora quase que parece ter entregado todo o seu trabalho às próprias personagens, pelo que não sabemos o que vem na página seguinte à que estamos a ler. É um relato único, louco, diferente, por vezes divertido, outras incomodativo, mas por incrível que pareça, acaba por cumprir o seu objetivo: fazer-nos refletir sobre o significado da vida, do amor e da morte.


Desconfio que este é daqueles livros que vai com toda a certeza conquistar o coração de muitos leitores. Recomendo!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)