"A Viúva" de Fiona Barton (opinião)

Sou uma grande fã deste género de livros – o thriller psicológico – por isso foi com muito entusiasmo que iniciei esta leitura. E não me arrependi. Algumas horas de leitura depois, espaçadas com grande esforço, terminei com um sentimento de satisfação. Mais um bom livro para a minha biblioteca!

Na capa, lê-se:

Um marido amoroso ou um assassino sem coração... 
Ela sabia, não sabia?

E logo aí ficamos com a pulga atrás da orelha. :)

O livro aborda a vida de uma mulher que se encontra a braços com a atenção indesejada da polícia e da imprensa. O seu falecido marido havia sido acusado do rapto e assassínio de uma criança de dois anos – Bella – e embora tenha sido ilibado, pistas mais recentes continuam a dá-lo como principal suspeito.
A questão que todos colocam é se ela sabe o que aconteceu. E se sim, onde está Bella, a adorável menina de 2 anos.

O leitor é manipulado mesmo até ao final. Vamos sabendo o que aconteceu através das narrativas de diversos intervenientes, ora no presente, ora no passado – Jean (a mulher), Glen (o marido), Bob (o detetive) e Kate (a jornalista) -  e com as migalhas que eles nos dão vamos reconstruindo a vida de Glen, e o que terá acontecido à pequena Bella.

Neste livro, tal como acontece com o leitor, a verdade é também manipulada. E é torcida, esmiuçada e escondida. Adorei o crescendo até ao final, e à medida que nos vamos apercebendo que monstro era Glen, e as nossas certezas (e incertezas) vão crescendo. Mal consegui intervalar a leitura.

Na realidade, a autora conta-nos uma história extremamente simples. Apenas a forma como ela o faz, e que faz toda a diferença, é tudo menos simples. O facto dela ter sido jornalista de um daqueles tablóides ingleses (o Daily Mail) acho que faz toda a diferença. Não pela forma como escreve, mas pelo conhecimento que possui do meio onde se desenrola a ação.


Adorei!!! É um dos meus policiais favoritos deste ano!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)