"Confia em Mim" de Lesley Pearse (opinião)

Este é realmente um grande livro. Não pelas suas 751 páginas nem pelo seu peso, mas porque aborda um tema complicado mas bem real para muitas crianças na Austrália durante várias décadas do séc. XIX.

Lesley Pearse, esta autora que tanto me encanta e que já tive o prazer de conhecer pessoalmente, trás-nos em "Confia em Mim" uma história baseada em factos e personagens reais.

A ação inicia-se em Londres para logo de seguida passar para terras australianas. Já não é a primeira vez que Lesley aborda a evolução deste país. Fê-lo, também de forma magnífica, no livro "Não me Esqueças" com a história de Mary Broad, igualmente uma história baseada numa personagem e factos reais.

Neste livro somos confrontados com a realidade do que foi o Plano de Migração Infantil, levado a cabo através de uma parceria entre a Grã-Bretanha e a Austrália. Com o intuito de aliviar um pouco os orfanatos britânicos no pós-guerra, e igualmente para povoar a Austrália com britânicos de boa cepa, desde 1947 e durante algumas décadas, saíram da Grã-Bretanha mais de 7.000 crianças tendo como destino a terra do leite e mel - a Austrália. No entanto, o que estas crianças vieram a encontrar revelou-se uma realidade bem diferente. Para além da desolação da paisagem, os ditos colégios ou orfanatos não eram mais do que quintas abandonadas, sendo que a limpeza dos terrenos e a posterior construção dos edifícios, bem como todo o trabalho agrícola, era levado a cabo pelas crianças. Crianças que sofreram e morreram à mão de homens e mulheres do clero, que se serviam deles como puros escravos. Em todos os sentidos.

Uma grupo de crianças na viagem de barco para a Austrália.
As crianças embarcavam em Inglaterra com roupas novas e a viagem era um verdadeiro idílio. Bem alimentadas, felizes e cheias de esperança, ficavam reduzidas a nada assim que desembarcavam em terras australianas. Irmãos eram separados,os seus parcos pertences eram-lhes retirados, e logo de seguida, a sua dignidade e esperança levavam o mesmo caminho. Passaram fome, maus tratos, violência física, psicológica e sexual, e eram obrigados a trabalhar como escravos. Um dos bons exemplos destes lares é a cidade dos rapazes de Bindoon.
Vejam as imagens.

Obrigados a trabalhar na construção dos orfanatos e colégios.
O pesado trabalho no campo. Para todas as idades.

Bindoon foi inteiramente construído por estas crianças-escravas.
Ainda hoje é um colégio, embora com características completamente diferentes.
Este livro de Lesley Pearse, "Confia em Mim" conta a história de duas irmãs que vieram de Inglaterra para a Austrália. Dulcie e May foram duas dessas crianças presas no torvelinho de tristeza, amargura e degradação, e apesar das suas vidas terem tomado rumos diferentes, tornaram-se num bom testemunho de que o terror porque passaram influenciou os seus futuros.

Apesar de um pouco forte e pesada, esta leitura é de extrema importância. Porque só assim não voltaram a cometer-se os mesmos erros, dando poder às pessoas erradas e confiando jovens vidas nas mãos de quem não merece essa confiança.
Este livro é de leitura imprescindível!
Recomendo sem hesitações!!
E merece as minhas 7 estrelas.

Para mais informações sobre a autora, assim como os livros que já publicou em Portugal, podem espreitar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)