"Sete Minutos Depois da Meia-Noite" de Patrick Ness, Jim Kay (opinião)

Há monstros à solta por toda a parte. Uns são reais, disfarçados com aspeto de humanos, mas outros, sendo tão reais quanto os primeiros, não nos aparecem tão claramente. Talvez um pouco mais aterrorizadores, ou um pouco mais assustadores... de qualquer das formas quando estes nos aparecem, tudo o resto passa a ter um significado diferente.

Este livro de Patrick Ness, inspirado numa ideia original da maravilhosa Siobhan Dowd  (autora e ativista britânica), espelha a realidade de muitas crianças e adultos nos nossos dias. Como lidar com um monstro que por vezes nem nome tem, e que transforma toda a nossa existência de um dia para o outro? Como lidar com a necessidade de enfrentar um monstro que nos tira o fôlego quando apenas pensamos nele? 

O livro "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" é um conto de fadas negro, lindo pela sua simplicidade e pela forma como nos toca tão profundamente. Recordou-me da habilidade que poucos têm em contar uma história e com isso tocar na mais delicada parte de uma alma.

Não quero revelar mais sobre a história em si, pois acho que a mesma vos tocará igualmente se entrarem na leitura sem saber o que se vai passar. Também não me quero alongar nas razões porque acho que toda a gente o deveria ler. Sei que vai sair um filme em breve, mas não esperem por ele. Leiam o livro, pois a sua leitura vos será infinitamente mais preciosa. Recomendo-o a jovens de todas as idades. Principalmente àqueles que têm de lidar com monstros nas suas vidas. Tenham eles as formas que tiverem.

As ilustrações de Jim Kay fazem completam este trabalho na perfeição, dando uma forma ao monstro e aos pesadelos de Conor. Demorei algum tempo a apreciá-las e a descobrir pormenores que não se notam à primeira vista.

"Sete Minutos Depois da Meia-Noite" é, sem dúvida, um livro belíssimo, equilibrando na perfeição a realidade e a fantasia. Se existem livros que não sabíamos que tínhamos de ler. Este é um deles.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)