"O Livreiro de Paris" de Nina George (opinião)

Eu que não costumo ler as sinopses, e quando leio só o faço por alto, fui ler a sinopse deste livro e acabei por me induzir em erro. Ou seja, não li a sinopse toda e só gravei a primeira parte, esperando que a história andasse à volta da fabulosa Farmácia Literária... Não anda. Pelo menos, não totalmente. Mas isso acabou por não me desiludir. Pelo contrário. Passo a explicar...

Monsieur Perdu é o dono de um barco atracado no Sena que transformou em livraria. Mas esta livraria, tal como o seu dono, é muito especial. Monsieur Perdu não vende um livro qualquer a qualquer um. Ele tem um faro para os problemas das pessoas e recomenda-lhes um livro específico que ele tem a certeza ser aquilo de que elas estão a precisar. A sua livraria tem o adequadíssimo título de Farmácia Literária.
Mas, se na verdade todos têm um remédio, o mesmo não se aplica ao próprio Monsieur Perdu que há vinte anos esconde uma dor que lhe afoga cada vez mais o coração.

Ao conhecer alguém, igualmente perdido, que se mudou para o seu prédio, e silmultaneamente ao reencontrar uma carta do seu passado, e que nunca chegou a ler, Monsieur Perdu vê-se perante um grande dilema: ou renega uma oportunidade para voltar a ser feliz e continua com uma existência sombria e triste, ou enceta uma viagem para enfrentar os fantasmas do passado, de forma a poder vir a permitir que o sol volte a brilhar no seu canteiro. Afinal de contas, um dilema comum a tantos de nós, não?

Acabei por gostar muito de conhecer o querido Monsieur Perdu, assim como as divertidas e excêntricas personagens que o vão acompanhar nesta viagem. Uma viagem interessantíssima, rio acima, rio abaixo, pelas vias fluviais de França, de Paris até à Provença. Uma viagem de barco no qual não me importaria nada de embarcar. ;)

Foi uma leitura fascinante, divertida e educativa! Gostei imenso.

Podem ler mais sobre este livro e o seu autora aqui, ou na página do mesmo no site da Editorial Presença » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)