"O Carteiro de Estoi" de Emídio Cabrita de Oliveira (opinião)

Ler "O Carteiro de Estoi" foi uma viagem maravilhosa à pitoresca terriola de Estoi no interior do Algarve, relembrando todas as pequenas povoações do interior do nosso país, ainda tão rudimentares em tantas coisas, como por exemplo, na distribuição da correspondência pelos CTT.

É uma história divertida e bem elaborada sobre a vida de um carteiro, o António Maria. A narrativa prende-nos logo desde o início, quando o autor nos apresenta o principal protagonista desta história:

«As voltas que a vida dá!

António Maria nascera na aldeia de Estoi, uma povoação do concelho de Faro, filho único de um casal de agricultores remediados, onde cresceu e se fez homem. Frequentou a escola primária da aldeia e concluiu o ensino secundário no liceu em Faro.

Quando António Maria começou a ter consciência do seu reduzido nome, questionou os seus pais sobre isso mas estes nunca lhe soubera, explicar, concretamente, por que motivo aceitaram a sugestão da sua madrinha, que entretanto falecera sem deixar uma explicação plausível ao seus afilhado. Só por muita insistência de António Maria é que os seus pais lhe terão dito que tinham uma ténue ideia de a sua madrinha ter sugerido esse nome pelo facto de a sua mãe se chamar Maria João Borboleta e o seu pai António José Burrinho. Ora, pela ordem natural da sua ascendência, o seu nome teria como apelidos qualquer coisa como Borboleta Burrinho. Uma vergonha de nome.»

Não vos dá logo vontade de continuar a ler? Foi isso mesmo que me aconteceu.
E a história de António Maria continua por ali a fora até se tornar carteiro na localidade onde nasceu e começar a sua luta na busca da felicidade. Adorei os pitorescos acontecimentos e desventuras deste gentil carteiro, e torci até ao fim para que as suas aventuras terminassem bem.

Este é um bom exemplo do que a literatura nacional amadora nos tem para oferecer. Pequenas e verdadeiras pérolas que, sem darmos conta, preenchem o nosso coração de leitor.
Gostei muito!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)