"Fátima - A Profecia que assusta o Vaticano" de João Céu e Silva (opinião)

Achei que a altura em que se celebrava o centenário das aparições de Fátima, era a ideal para uma leitura deste género. João Céu e Silva é jornalista do DN e autor de alguns livros de investigação histórica, e o seu curriculum literário convenceu-me a escolher este livro.

Em "Fátima - A Profecia que assusta o Vaticano", João Céu e Silva analisa o fenómeno em toda a sua dimensão, quer apresentando-nos relatos da época, quer relatando algumas entrevistas a teólogos e pessoas relacionadas com o tema. Está muitíssimo bem escrito, sendo apresentado quase como um trabalho jornalístico. Uma leitura interessantíssima que prima pela imparcialidade.

O tema subjacente é o chamado Terceiro Segredo de Fátima que tem dado origem a tantas especulações. É essa a suposta profecia que "assusta" o Vaticano. O Papa João Paulo II atribuiu à Virgem Maria o facto de ter sobrevivido a um atentado num dia 13 de maio na Praça de São Pedro no Vaticano. A questão que se coloca é que João Paulo II não morreu. Ele sobreviveu a esse atentado. Terá ele interpretado mal a profecia? O segredo fala de um bispo vestido de branco - o Papa - que é morto a tiro. Não tem, no entanto, evitado a visita de todos os últimos quatro Papas ao Santuário de Fátima. 

Após esta leitura sinto-me mais informada sobre a construção deste mito, que respeito, e a forma como o mesmo se impôs à Igreja, pela força da fé de muitos portugueses. Verdade ou mentira, Fátima é um fenómeno que faz parte do nosso património histórico, Foi interessante estudá-lo mais aprofundadamente.

Uma leitura que recomendo.



Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)