"Estou a ver-te" de Clare Mackintosh (opinião)

"Estou a ver-te" é o segundo livro que leio desta autora, Clare Mackintosh. O primeiro, "Deixei-te ir", foi para mim uma revelação estrondosa. Daquelas que deixam marca, sabem? Podem ler a minha opinião aqui, mas se estão à espera de uma história parecida, esqueçam. Aliás, esqueçam tudo sobre o que tornou o primeiro livro tão espectacular e concentrem-se na leitura deste "Estou a ver-te". Aos poucos, quase sem darem por isso, a história vai-se entranhando e de repente vão perceber que toda e qualquer semelhança com a realidade, pode mesmo ser real. 

Hoje em dia, as câmaras de video vigilância começam a ser utilizadas nas grandes cidades, e especialmente em zonas mais problemáticas ou com um grande fluxo de pessoas. Até cá em Portugal já encontramos locais assim. E nos filmes e séries que passam na nossa televisão, quantas vezes é que o criminoso é apanhado com o recurso a essas filmagens? A video vigilância já não é ficção. É realidade.

E se alguém, com intenções menos boas, obtivesse acesso a essas câmaras? E se alguém nos demarcasse e fizesse um registo do nosso comportamento diário? Das nossas rotinas, dos nossos horários... do comboio que apanhamos todos os dias, do lugar favorito à janela naquela carruagem específica... do café onde paramos antes de entrar ao serviço? E se esse mesmo alguém disponibilizasse depois esse relatório a quem pagasse para o conhecer? Não estaríamos nós mais vulneráveis, apesar de apenas continuarmos na nossa rotina?
Esta é a premissa da história. E o que se passa entre o princípio e o final deste livro, é o o torna tão interessante.

A autora volta a apostar nos sentimentos das personagens, e cria um conjunto bastante rico que, com as suas bagagens pessoais, contribuem para a tensão da história. O enredo está muito bem desenvolvido e o crescendo, tão típico neste género de livros, que poderá não ser tão notório no início, recupera o andamento e vai aumentando mesmo até ao finalzinho!
Esperem o inesperado e deixem-se surpreender. :)
Muito bom!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)