"A Viagem do Elefante" de José Saramago (opinião)

Ler Saramago é uma aventura pois tal como todas as aventuras que merecem o nome, não é fácil. Há que encetar a leitura e levá-la avante com calma. Apreciar cada frase, cada referência, cada pitada de sarcasmo, cada pétala de humor. Sim, porque Saramago é divertido.

Para mim, no entanto, é uma leitura que convém ser o mais seguida possível. Pela forma como ele escreve, que afinal não é assim tão complicada, o melhor é não fazer muitos intervalos, pois cada vez que se retoma a leitura, tem de se andar um pouco para trás para não perder o fio à meada.

E realmente, adorei ler Saramago. Já o havia lido quando era adolescente (O Memorial do Convento e O Evangelho Segundo Jesus Cristo) e na altura também adorei (mais o segundo do que o primeiro). Não sei porque nunca mais li nada dele. Há o estigma pela forma diferente como ele escreve. Mas se formos a ver bem, ela até é um elogio ao leitor, pois torna-nos parte do percurso do livro, transformando-nos em algo mais do que simples leitores. Temos de nos esforçar, que trabalhar um pouco mais para que a leitura flua e a consigamos apreciar. Com Saramago somos leitores-trabalhadores. :)


Relativamente a esta viagem, adorei acompanhar Salomão e o seu cornaca nas suas aventuras e desventuras desde Lisboa até Valladolid e daí até Viena. Um livro sem dúvida fabuloso que revela uma vez mais a magia de Saramago que lhe valeu o Prémio Nobel.

«Dentro ou fora de mim, todos os dias acontece algo que me surpreende, algo que me comove, desde a possibilidade do impossível a todos os sonhos e ilusões. É essa a matéria da minha escrita, por isso escrevo e por isso me sinto tão bem a escrever aquilo que sinto.»
in ABC, Madrid, 20 de Abril de 1989
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)