"Antes de Sermos Vossos" de Lisa Wingate (opinião)

Adoro ler histórias inspiradas ou baseadas em factos verídicos e descobrir coisas que fazem parte da História do nosso mundo. Este é um desses casos. E infelizmente, apesar dos acontecimentos relatados terem tido lugar nos EUA entre 1920 e 1950, é um tema bastante atual.

O livro "Antes de Sermos Vossos" conta a história de uma jovem mulher que ao tentar saber mais sobre a sua avó cuja Doença de Alzheimer a está a levar para longe, acaba por tropeçar num segredo que a faz recuar muitos anos, era a sua avó uma jovem criança.

O tema de fundo deste livro é inspirado num dos mais famosos escândalos dos EUA, em que se veio a descobrir que uma instituição particular de adoção, roubava crianças a pais pobres para as vender a famílias ricas, da alta-sociedade e até mesmo estrelas de Hollywood, como foi o exemplo de Joan Crawford (ver foto da atriz com 4 dos seus filhos adotivos).

Joan Crawford e 4 dos seus filhos adotivos
Georgia Tann (ver foto) apelidada mais tarde como Ladra de Bebés, foi uma mulher muito influente que durante anos utilizou todos os meios ao seu alcance para criar verdadeiro mercado negro de crianças.

Na altura até anúncios de jornal ela colocava para atrair potenciais compradores (ver foto).

Anúncios de jornal a publicitar crianças para adotar.
Por trás de uma aura de inocência e bondade, ela tinha pessoas a soldo em todo o lado - escolas, infantários, berçarios, hospitais, etc. Crianças bonitas, preferencialmente louras de olhos azuis, desapareciam no caminho para a escola, da rua onde brincavam em frente a casa, dos hospitais logo após o seu nascimento. Sempre de pais pobres, como os chamados "ratazanas do rio" (ver foto).

Família do rio.
Estima-se que mais de 5.000 crianças tenham passado pela Tenessee Children's Home Society entre 1924 e 1950, data em que Georgia Tann morreu de cancro.

Sede da Tenessee Children's Home Society
O livro está muito bem construído, sendo que a história, apesar de sabermos ficcionada, nos toca e emociona, por também sabermos que existem milhares de histórias semelhantes. A autora vai alternando a voz da narradora entre a jovem mulher no presente, Avery, e a sua avó, no passado, enquanto menina que é raptada com os seus quatro irmãos. Um relato tão pungente quanto ternurento, e uma história que dificilmente esquecerei.
Adorei. Merece as minhas 8 estrelas!!

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)